O caráter público do patrimônio arqueológico: algumas questões para reflexão
Palavras-chave:
Patrimônio arqueológico. Pesquisa arqueológica. Arqueologia por contrato.Resumo
Nas últimas décadas desenvolveu-se no Brasil uma nova modalidade de
pesquisa arqueológica, decorrente das exigências estabelecidas por novos
instrumentos legais que foram criados. No presente artigo são apresentados
alguns importantes aspectos envolvidos na gestão dos bens arqueológicos
no âmbito da “arqueologia por contrato”, tais como: o papel social da pesquisa arqueológica e o papel regulador do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-25
Como Citar
Migliacio, M. C. (2021). O caráter público do patrimônio arqueológico: algumas questões para reflexão. Fronteiras, 6(11), 59–78. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/13448
Edição
Seção
DOSSIÊ: ARQUEOLOGIA PÚBLICA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).