Continuidade e mudança na Serra do Cabral, Minas Gerais: a questão do tempo nas sociedades primitivas
Palavras-chave:
Arqueologia. Caçadores-Coletores. Tempo.Resumo
O trabalho apoia-se, basicamente, no estudo da sociedade de caçadores-coletores que, a partir de 1.600 anos atrás instalou-se na região da Serra do Cabral, em Minas Gerais. Para isto, procuramos caracterizar a arte rupestre local e utilizamos dados de escavação, objetivando entender a organização sócio-cultural dos grupos que ocuparam e pintaram os abrigos locais. A localização, na área estudada, de um único sítio com
vestígios ocupacionais profundos, em a meio a inúmeros exclusivamente com arte rupestre, nos permitiu propor um modelo de ocupação tendo um sítio central, acompanhado de diversos outros periféricos (ou satélites) e, em termos de função, classificá-los, com base em seus vestígios, como oficina lítica e cerimoniais. Por outro lado, o estudo das características ambientais da Serra do Cabral, levou-nos a considerála
como um verdadeiro refúgio para estas populações pré-históricas, permitindo a preservação de aspectos sociais arcaicos e resistentes à mudança, fazendo com que, enquanto a região central do Estado de Minas Gerais era ocupada por povos horticultores, a Serra do Cabral permanecesse ocupada pelos seus antigos povoadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).