A industrialização de uma comunidade de imigrantes alemães no Sul do Brasil: Santa Cruz do Sul. 1849-1918
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v22i40.13264Palavras-chave:
Imigração alemã. Santa Cruz do Sul. História local/regional. Desenvolvimento econômico. Industrialização.Resumo
Esse trabalho aborda a historiografia sobre o desenvolvimento econômico industrial de uma comunidade de imigrantes alemães no sul do Brasil, mais especificamente o Município de Santa Cruz do Sul, localizado a duzentos quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. O recorte temporal dessa análise está situado entre os anos de 1849, ano de fundação da colônia, até 1918, contexto que a comunidade estruturou uma base econômica que permitiu um processo de industrialização local. Para entender como ocorreu esse processo faremos, num primeiro momento, a análise historiográfica do empresariado de origem alemã no Rio Grande do Sul e, num segundo momento, a produção intelectual sobre o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul nesse contexto.Downloads
Referências
CADONÁ, Marco André. Expansão e consolidação do capitalismo e formação da classe industrial em Santa Cruz do Sul (1940 a 1976). 120f. 2002. Relatório de Pesquisa – Departamento de Ciências Humanas, Núcleo de Pesquisa Social. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Santa Cruz do Sul, 2002.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Relume-Dumará, 1996.
CUNHA, Jorge Luiz da. Imigração e colonização alemã. In: PICCOLO, Helga Iracema Landgraf; PADOIN, Maria Medianeira (dir.). História Geral do Rio Grande do Sul: Império. Passo Fundo: Méritos Editora, 2006, p. 279-300.
CUNHA, Jorge Luiz da (org.). Cultura alemã – 180 anos. Porto Alegre: Nova Prova, 2004.
CUNHA, Jorge Luiz da. Os colonos alemães e a fumicultura. Santa Cruz do Sul: Apesc, 1991.
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1976.
FURTADO, Celso. Celso Furtado: Economia. Organizador [da coletânea] Francisco de Oliveira. São Paulo: Ática, 1983. (Grandes cientistas sociais, n. 33).
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 1980. HASS, Ani Maria Schiphorst. O empresariado industrial do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 1971.
HEINZ, Flávio M. Perfil da elite política regional: estudo do Município de Santa Cruz do Sul. Relatório de Pesquisa – Departamento de Ciências Humanas, UNISC, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A Era das revoluções, 1789-1849. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
KRAUSE, Silvana. Migrantes do tempo: vida econômica, política e religiosa de uma comunidade de imigrantes alemães na República velha. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
LAGEMANN, Eugênio. O Banco Pelotense & o sistema financeiro regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
MACHADO, Paulo Pinheiro. A política de colonização do Império. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.
MENEZES, João Bittencourt. Município de Santa Cruz do Sul. 2. ed. Texto transcrito em ortografia atualizada por Arthur Rabuske. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.
MONTALI, Lilia. Do núcleo colonial ao capitalismo monopolista: produção de fumo em Santa Cruz do Sul. 167f. 1979. Dissertação de Mestrado em Sociologia – Universidade de São Paulo, 1979.
NORONHA, Andrius Estevam. Beneméritos empresários: história social de uma elite de origem imigrante do sul do Brasil (Santa Cruz do Sul, 1905-1966). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre, 370 f., 2012.
NEUMANN, Rosane Marcia. Uma Alemanha em miniatura: o projeto de imigração e colonização étnico particular da Colonizadora Meyer no noroeste do Rio Grande do Sul (1897- 1932). Porto Alegre, 2009. 2 v. 632 f.
PESAVENTO, Sandra. Pecuária e indústria: formas de realização do capitalismo na sociedade gaúcha do século XIX. Porto Alegre: Movimento, 1986.
PESAVENTO, Sandra. História da indústria sul-rio-grandense. Porto Alegre: Riocell, 1985.
PESAVENTO, Sandra. Análise da economia gaúcha: 1930-1960. In: Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Porto Alegre, n. 8, p. 157-173, 1978.
PORTO, Aurélio. O trabalho alemão no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1996.
ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Globo, 1969. 2 v.
SINGER, Paul. Porto Alegre. In: SINGER, Paul. Desenvolvimento econômico e evolução urbana: análise da evolução econômica de São Paulo, Blumenau, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. São Paulo: Editora Nacional, Universidade de São Paulo, 1968. p.141-198.
TEJO, Aurélio Limeira. A indústria rio-grandense em função da economia nacional. Porto Alegre: Globo, 1937.
VOGT, Olgário. A produção de fumo em Santa Cruz do Sul – RS (1849-1993). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).