As associações devocionais e o processo de romanização: o caso da Paróquia de Vale Vêneto
Palavras-chave:
Romanização. Associações devocionais.Resumo
Refletindo-se sobre a expansão das associações devocionais, no contexto da romanização, chega-se à conclusão de que estas inseriam o laicato numa religiosidade sacral e romanizada e disciplinavam seus corpos e mentes, além do comportamento político.
Downloads
Referências
A PARÓQUIA de Ivorá no seu jubileu de prata : 1918-1943. Santa Maria. Tip. Santo Antônio, 1943.
ARAÚJO, José Carlos Souza. Igreja Católica no Brasil : um estudo de mentalidade ideológica. São Paulo. Ed. Paulinas, 1986.
BARROS, Roque Spencer. Vida religiosa. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (dir.). História geral da civilização brasileira. São Paulo. Difel, 1974. v. 4, p. 338-365.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1986.
ISAIA, Artur César. O cajado da ordem - catolicismo e projeto político no Rio Grande do Sul. Dom João Becker e o autoritarismo. São Paulo, 1992. Tese (Doutorado em História) - Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.
MANUAL dos Congregados Marianos. Petrópolis. Vozes, 1938.
MARIN, Jérri Roberto. “Ora et Labora” : o projeto de Restauração Católica na ex-Colônia Silveira Martins. Porto Alegre, 1993. Dissertação (Mestrado em História) - UFRGS.
MICELI, Sérgio. A elite eclesiástica. Rio de Janeiro. Bertrand, 1988.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. Religião e dominação de classe : gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis. Vozes, 1985.
RABUSKE, Artur. A contribuição teuta à Igreja Católica no Rio Grande do Sul. In: PADIN, Cândido et. al. A missão da Igreja no Brasil. São Paulo. Loyola, 1973.
POWER, Basílio. Manual da Pia União das Filhas de Maria. Petrópolis. Vozes, 1946.
WERNET, Augustin. A Igreja Paulista no século XIX. São Paulo. Ática, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).