Ensino de História, Patrimônio e Práticas Educativas Decoloniais no Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11486

Palavras-chave:

Museu de Percurso do Negro. Museologia Social. Ensino de História. Patrimônio. Prática Decolonial.

Resumo

O presente trabalho visa problematizar o ensino de história, o patrimônio e as práticas educativas decoloniais desenvolvidas na formação de jovens negros e quilombolas no âmbito das atividades do Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Por meio da observação participante, cotejadas com fontes imagéticas e bibliografia pertinente à luz da Museologia Social, pode-se constatar as possibilidades de ensino de história e da cultura afro-brasileira em espaços comunitários a partir da vivência e da produção de saberes dos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH-UNILAB) Professor dos Cursos de Antropologia e de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Gomes, A. dos S. (2019). Ensino de História, Patrimônio e Práticas Educativas Decoloniais no Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre. Fronteiras, 21(38), 71–89. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11486

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS