Ensino de História, Patrimônio e Práticas Educativas Decoloniais no Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11486Palavras-chave:
Museu de Percurso do Negro. Museologia Social. Ensino de História. Patrimônio. Prática Decolonial.Resumo
O presente trabalho visa problematizar o ensino de história, o patrimônio e as práticas educativas decoloniais desenvolvidas na formação de jovens negros e quilombolas no âmbito das atividades do Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Por meio da observação participante, cotejadas com fontes imagéticas e bibliografia pertinente à luz da Museologia Social, pode-se constatar as possibilidades de ensino de história e da cultura afro-brasileira em espaços comunitários a partir da vivência e da produção de saberes dos sujeitos envolvidos.Downloads
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Publicado
2019-12-18
Como Citar
Gomes, A. dos S. (2019). Ensino de História, Patrimônio e Práticas Educativas Decoloniais no Museu de Percurso do Negro de Porto Alegre. Fronteiras, 21(38), 71–89. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11486
Edição
Seção
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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