A constituição histórica da racionalidade ecológica e os problemas ambientais na contemporaneidade

Autores

  • Danielle de Ouro Mamed Universidade do Contestado (UnC)
  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado (UnC)
  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.5809

Palavras-chave:

Meio ambiente. Racionalidade. História ambiental.

Resumo

O presente trabalho busca trazer elementos históricos necessários à compreensão da racionalidade desenvolvida em torno da gestão dos bens naturais na contemporaneidade. Para tal, parte-se da análise de como a percepção das relações entre ser humano e natureza foi sendo modificada ao longo da história, culminando nos atuais modos de observar e reagir diante dos problemas ambientais atuais, especialmente por meio da instituição de políticas públicas. Assim, parte-se da análise de como o ser humano compreendia a natureza desde a Antiguidade (especialmente na Grécia), passando pelas visões predominantes na Idade Média, até chegar à Modernidade. A visitação histórica das concepções em cada período histórico, mostra-se uma ferramenta importante para compreender as bases, abrangências e limites da ação humana diante da natureza, sendo esta, portanto, uma ferramenta interessante para que seja possível avaliar os motivos do fracasso das políticas ambientais na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle de Ouro Mamed, Universidade do Contestado (UnC)

Advogada. Doutora em Direito Econômico e Socioambiental (PUCPR). Mestre em Direito Ambiental (UEA-AM). Professora em estágio pós-doutoral na Universidade do Contestado (UnC), com bolsa CAPES – Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Santa Catarina. Brasil.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UnC)

Geógrafo. Doutor em Geografia, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina. Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UnC)

Filósofo. Doutor em Ciências Humanas, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

Mamed, D. de O., Marchesan, J., & Bazzanella, S. L. (2017). A constituição histórica da racionalidade ecológica e os problemas ambientais na contemporaneidade. Revista Videre, 9(17), 84–103. https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.5809

Edição

Seção

Artigos