Educação jurídica como formação para a promoção dos direitos humanos

Autores

  • Pedro Pulzatto Peruzzo PUC-Campinas - professor pesquisador
  • Guilherme Perez Cabral PUC-Campinas - professor
  • Thiago Silva Freitas Oliveira PUC-Campinas - professor

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.6238

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Direitos humanos. Democracia.

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre o tema da educação jurídica no Brasil, analisando possibilidades, avanços e retrocessos para a sua compreensão como formação para a promoção dos direitos humanos. Para tanto, traremos ao campo jurídico reflexões que, apesar de bastante desenvolvidas no âmbito geral das ciências humanas e sociais aplicadas e da filosofia, ainda não foram devidamente assimiladas no universo jurídico. Partiremos da discussão sobre o significado geral da educação em direitos humanos destacando a ideia de autonomia que não perde de vista a convivência e a inclusão do outro. Analisaremos o contexto atual do ensino jurídico no Brasil destacando vícios ideológicos presentes na transmissão “bancária” dos conhecimentos necessários para a atuação no Sistema de Justiça e propondo caminhos para sua efetivação como formação para a promoção dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Pulzatto Peruzzo, PUC-Campinas - professor pesquisador

Professor pesquisador da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo.

Guilherme Perez Cabral, PUC-Campinas - professor

Professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Thiago Silva Freitas Oliveira, PUC-Campinas - professor

Professor de filosofia do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas. Mestre e doutor em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

Peruzzo, P. P., Cabral, G. P., & Oliveira, T. S. F. (2017). Educação jurídica como formação para a promoção dos direitos humanos. Revista Videre, 9(17), 28–43. https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.6238

Edição

Seção

Artigos