Das restrições estatais ao direito fundamental à livre iniciativa

Autores

  • Ana Paula da Silva Liberalino Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marcelo Lauar Leite Advogado. Professor Assistente-A do Curso de Direito da UFERSA. Bacharel e Mestre pela UFRN. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.4847

Palavras-chave:

Livre iniciativa. Conteúdo. Natureza jurídica. Direito constitucional. Restrição estatal.

Resumo

A livre iniciativa – ou liberdade econômica – apesar de estar expressamente prevista como fundamento da Ordem Econômica Brasileira, no caput do art. 170 da Constituição Federal, é, por vezes, mencionada – pela doutrina e jurisprudência – como um princípio. Além desse embaraço de conceitos jurídicos, há pouco desenvolvimento científico acerca do que é a livre iniciativa, e, consequentemente, baixa garantia desse direito constitucional. Indaga-se: o que é a liberdade econômica e quais prerrogativas individuais esta compreende? Em face de quê ou de quem se exerce tal direito constitucional? Este possui limitações? Se sim, em quais hipóteses? Para responder tais questões, essa pesquisa investigará o conceito de livre iniciativa, o qual será perseguido através da exposição de aspectos históricos e evolutivos da noção de liberdade econômica, à luz do ordenamento jurídico brasileiro e comparado. Analisar-se-á as prerrogativas que a livre iniciativa compreende, ou seja, quais são os direitos individuais por ela abrangidos. Em seguida, averiguar-se-á a natureza jurídica da liberdade econômica no sistema normativo do Brasil e, por fim, em quais hipóteses tal direito constitucional pode ser limitado pelo Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Liberalino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro dos grupos de pesquisa da UFERSA: Teoria Geral do Direito e Estudos Clássicos (GTDEC) e Relações jurídicas e atividade econômica.

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

Liberalino, A. P. da S., & Leite, M. L. (2017). Das restrições estatais ao direito fundamental à livre iniciativa. Revista Videre, 9(17), 220–234. https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.4847

Edição

Seção

Artigos