A reforma do Conselho de Segurança da ONU: entre a necessidade e a possibilidade

Autores

  • Arthur Pinheiro de Azevedo Banzatto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Organização das Nações Unidas. Conselho de Segurança. Reforma. Expansão. Poder de veto.

Resumo

O presente trabalho trata a respeito da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Primeiramente, o trabalho se dedicará à evolução do sistema de segurança coletiva para entender os processos históricos que resultaram na criação da ONU. A partir de então seu Conselho de Segurança, responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais, será analisado de forma específica, discorrendo a respeito de toda a sua estrutura, para finalmente poder identificar suas falhas, apontar as críticas contra ele e avaliar as diferentes propostas de reforma em discussão, bem como os obstáculos a sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Pinheiro de Azevedo Banzatto, Universidade de Brasília

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Núcleo de Estudos Latino-americanos (NEL/IREL/UnB) e pesquisador da REPRI - Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Dourados (UFGD).

 

Downloads

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Banzatto, A. P. de A. (2016). A reforma do Conselho de Segurança da ONU: entre a necessidade e a possibilidade. Revista Videre, 7(14), 51–65. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/4697

Edição

Seção

Artigos