Da sociedade do risco à deflagração do fenômeno dos refugiados do clima: a exclusão da tutela jurídica como uma questão de racismo ambiental

Autores

  • Tatiana A. F. R. Cardoso Squeff UniRitter, UNIFIN, UFRGS
  • Dulcilene Aparecida M. Rodrigues FADUL

Palavras-chave:

Sociedade do Risco. Racismo ambiental. Refugiados ambientais. Ética ambiental.

Resumo

O presente trabalho propõe o estudo do fenômeno dos deslocados ambientais, apresentando-se uma visão mundial sobre a temática e explanando-o como decorrência da junção dos contrapontos: desenvolvimento da sociedade (de risco) e prática de racismo ambiental. Para tanto, explanar-se-á acerca da Teoria do Risco Social, e partindo-se da pretensão da teoria, buscar-se-á a evolução dos danos sociais à ocorrência dos riscos ambientais, aliada à prática do racismo ambiental, conceituando-o e ponderando-se sobre as implicações de sua ocorrência. De igual forma, asseverar-se-á sobre o fenômeno mundial dos deslocados ambientais, referindo-se sobre a necessária efetividade de um reconhecimento jurídico-normativo em prol do reconhecimento dos ‘refugiados do clima’, congregado à conduta ética do homem frente ao ecossistema, com a pretensão de apresentar e enfrentar tais questões vivenciadas de forma tão contumaz na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana A. F. R. Cardoso Squeff, UniRitter, UNIFIN, UFRGS

Doutoranda em Direito Internacional pela UFRGS (2014). Mestre em Direito Público pela Unisinos (2012). Pós-graduada em Relações Internacionais pela UFRGS (2015), em Direito Internacional pela UFRGS (2009) e em Língua Inglesa pela Unilasalle (2008). Professora de Direito Internacional e Relações Internacionais da graduação em Direito do UniRitter, da UNIFIN e da UFRGS. 

Dulcilene Aparecida M. Rodrigues, FADUL

Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (2013). Mestre em Direito Público pela UNISINOS (2012). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2005). Professora de Direito Ambiental na graduação em Direito do Centro Universitário Módulo. 

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Squeff, T. A. F. R. C., & Rodrigues, D. A. M. (2017). Da sociedade do risco à deflagração do fenômeno dos refugiados do clima: a exclusão da tutela jurídica como uma questão de racismo ambiental. Revista Videre, 8(16), 45–60. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/3890

Edição

Seção

Artigos