Estigma e ressocialização - uma análise sobre direitos humanos e a reintegração de adolescentes em conflito com a lei

Autores

  • Iris de Mel Trindade Dias Universidade do Minho

Palavras-chave:

Estigma. Ressocialização. Exclusão Moral. Adolescentes. Direitos Humanos.

Resumo

Considerando o atual contexto de insegurança dos grandes centros urbanos e as recentes discussões acerca da redução da maioridade penal, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de estigmatização sofrido por adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Portanto, realizamos pesquisa de campo em uma unidade do Recife, entrevistando jovens e funcionários. Foram entrevistados, ainda, populares. Como base teórica para a análise utilizamos o conceito de estigma de Erving Goffman (1988), de exclusão moral desenvolvido por Ervin Staub (1989) e de Direitos Humanos como bens escassos de Walster & Walster (1975).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris de Mel Trindade Dias, Universidade do Minho

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

2013-03-20

Como Citar

Dias, I. de M. T. (2013). Estigma e ressocialização - uma análise sobre direitos humanos e a reintegração de adolescentes em conflito com a lei. Revista Videre, 3(6), 87–109. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1050

Edição

Seção

Artigos