A abordagem científica-instrumental do nexus water-food-energy como método para a construção de uma política ambiental na gestão dos recursos hídricos

Autores

  • André Augusto Giuriatto Ferraço Universidade de Brasília - UnB
  • Gabriela Garcia Batista Lima Moraes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v10i19.7007

Palavras-chave:

NEXUS. Resiliência ambiental. Recursos hídricos. Políticas públicas.

Resumo

O trabalho evidencia a abordagem e aplicação da teoria do NEXUS água-alimentação-energia, considerando a necessidade emergente em situações de contingências quanto ao uso dos recursos hídricos, aspecto em que é possível de se considerar tal alternativa analítica e multifacetada pela relação sinérgica existente entre os eixos a fim de que se atinja politicas ambientais sustentáveis em um contexto brasileiro de constantes crises hídricas. Para tanto, analisa o nexo água-alimento-energia como metodologia de gestão, sua relação com a resiliência ambiental e a resiliência ambiental analítica como uma proposta de aplicação do nexo na gestão de recursos hídricos pelos entes estatais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Augusto Giuriatto Ferraço, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, na linha de pesquisa Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade. Membro pesquisador do Grupo de Estudos Direito dos recursos naturais e sustentabilidade (GERN-UnB).

Gabriela Garcia Batista Lima Moraes, Universidade de Brasília - UnB

Professora de Direito Ambiental da Universidade de Brasília – UnB, Codiretora do grupo de Estudos Direito dos recursos naturais e sustentabilidade (GERN-UnB), Coordenadora de Extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e Doutora em Direito pela Universidade de Aix-Marseille-França e pelo Centro Universitário de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Ferraço, A. A. G., & Moraes, G. G. B. L. (2018). A abordagem científica-instrumental do nexus water-food-energy como método para a construção de uma política ambiental na gestão dos recursos hídricos. Revista Videre, 10(19), 53–68. https://doi.org/10.30612/videre.v10i19.7007

Edição

Seção

Artigos