Direito fundamental ao desenvolvimento e Direito do comércio internacional: um diálogo possível

Autores

  • Renata Alvares Gaspar Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Felipe Soares Vivas de Castro Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.6293

Palavras-chave:

Cooperação jurídica internacional. Direitos Humanos. Direito ao desenvolvimento. Direito emancipatório. Comércio internacional.

Resumo

A crescente concentração econômica nas corporações privadas que atuam globalmente tem ameaçado a democracia, cooptando governos nacionais e órgãos internacionais de governança a fim de garantir seus interesses voltados à maximização do lucro, sem qualquer respeito aos direitos das gentes. Profunda crise econômica, em 2008, fraturou o mercado financeiro e exibiu a opacidade dos instrumentos regulatórios neoliberais. Ademais, desencadeou grave crise de confiança que ameaçou a globalização financeira ao desestimular os investimentos internacionais. Como resposta, importantes organizações internacionais, como a ONU, evidenciaram a urgente necessidade de transparência para a manutenção do sistema financeiro mundial. É, justamente, na oportunidade oferecida pela demanda por transparência que a Cidadania encontra um espaço de luta para consolidar seu direito fundamental ao desenvolvimento. Este espaço de luta, apropriado pela sociedade civil para a realização do diálogo dos opostos, é o que viabiliza a concreção do direito emancipatório e, portanto, protetivo da Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alvares Gaspar, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora pesquisadora em tempo integral da Faculdade de Direito da PUCCampinas. Doutora em Direito e mestre em Estudios Latinoamericanos pela Universidade de Salamanca. Líder do Grupo de Pesquisa Direito Num Mundo Globalizado. Membro da Associação Americana de Professores de Direito Internacional – ASADIP.

Felipe Soares Vivas de Castro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Orientando de Iniciação Científica da co-autora. Graduando do curso de Direito da Faculdade de Direito da PUC Campinas. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Transparência e Boa-fé na Cooperação Jurídica Internacional, também em sede de Iniciação Científica, com bolsa CNPq.

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

Gaspar, R. A., & Castro, F. S. V. de. (2017). Direito fundamental ao desenvolvimento e Direito do comércio internacional: um diálogo possível. Revista Videre, 9(17), 235–245. https://doi.org/10.30612/videre.v9i17.6293

Edição

Seção

Artigos