As migrações na contextualização dos Direitos Humanos

Autores

  • Henrique Sartori de Almeida Prado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Brenan da Cruz Peixoto UFGD

Palavras-chave:

Migrações. Globalização. Economia. Dignidade Humana. Direitos Humanos.

Resumo

O presente trabalho trata do fenômeno migracional e da sua intrínseca relação com os Direitos Humanos. Este fenômeno estabelece que uma relação entre dois espaços, não se limita somente a uma troca populacional, sua importância está nas ligações entre situações socioeconômicas e políticas diferentes. Assim, as migrações nos dias atuais representam uma conseqüência do processo de desenvolvimento desigual das economias do sistema produtivo a nível global, alavancada pelo fenômeno da globalização. Perceber-se-á que mobilidade humana é um dos elementos mais acessíveis na busca por uma qualidade de vida melhor e por um futuro mais promissor, encontrando respaldo, nos princípios elementares de Direitos Humanos, de liberdade e de dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Sartori de Almeida Prado, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Direito, Especialista em Relações Internacionais (UNB) e Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento (PUCGO).Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) daUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Brenan da Cruz Peixoto, UFGD

Advogado. Pós Graduando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Prado, H. S. de A., & Peixoto, B. da C. (2015). As migrações na contextualização dos Direitos Humanos. Revista Videre, 5(10), 30–43. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1463

Edição

Seção

Artigos