Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Videre é uma publicação semestral da Faculdade de Direito e Relações Internacionais. Visa a publicação de trabalhos inéditos nas áreas de Direito; Ciência Política e Relações Internacionais. As atuais Linhas Editoriais da Revistas são as seguintes:

- Estado e Espaços Jurídicos;

- Cidadania, Justiça e Reconhecimento;

- Sistemas Políticos, Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos;

- Estudos Internacionais, Multitemáticos e Direito;

- Gênero, Raça e etnia;

- Estudos Fronteiriços;

- Educação, pobreza e desigualdade social;

- América Latina e seus desafios contemporâneos.

As seções da Revistas são as seguintes: Artigo Cinentífico; Ensaio; Resenha/Rescensão; Resumo; Estudo de Caso; Agenda e Entrevista.

 

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos científicos, necessariamente, têm o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa para o intercâmbio científico e socialização do conhecimento através de publicação em revistas ou periódicos especializados. A publicação de artigos constitui-se numa peça-chave no processo de produção do conhecimento de determinada área do saber.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumo

O resumo expandido é um documento de pesquisa, cujas idéias e significância possam ser entendidas em menos de uma hora de leitura. O resumo expandido deve incluir referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico, mas não em um resumo. O resumo expandido deve ser constituído de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Alguns autores distinguem dois tipos de resenha a descritiva e a crítica. Outros afirmam que toda resenha é crítica, denominado recensão ao texto descritivo acerca de determinada obra publicada. Adotamos essa posição. A resenha é uma apreciação crítica sobre determinada obra. Trata-se, da leitura, resumo, crítica e formulação de um conceito permeado por juízos de valor feitos pelo autor da resenha. A resenha visa apresentar uma síntese das idéias principais de uma obra. A redação da resenha deve ser feita de maneira direta, ou seja, sem os entretítulos do original, a passagem de uma parte para outra deve ficar evidente pela organização, articulação e encadeamento das ideias. As obras que servirão de base para resenha/recensão deverão ter sido publicadas nos últimos 3 (três) anos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Índices

Esta seção destina-se a disponibilizar na Revista o Índice Remissivo de cada número publicado. Este Índice ocorre por autores e por temas de cada número.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas Editoriais para Submissão de Trabalhos

Normas do Conselho Editorial para submissão de trabalhos na Revista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

É um informe científico cujas características podem consistir em utilidade acadêmica. O ensaio caracteriza-se pela sistematização de um assunto e pode ter basicamente três objetos de discussão:

1. estudo sobre um autor: descrever, discutir, refletir sobre a vida, obra(s), pensamento(s) e proposta(s) de um dado autor.

2. estudo de um tema em um autor: descrever, discutir, refletir sobre um tema/questão a partir de um dado autor.

3. estudo de um tema/questão/problema em diversos autores: descrever, discutir, refletir um determinado tema/ questão/ problema em diversos autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudo de Caso

Apresentação de um caso jurídico, um tema ou questão seguido de discussão dogmática, hermenêutica, crítica acerca do mesmo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDIÇÃO COMPLETA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Videre passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstractm número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente,  são submetidos a pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reptovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

 

 

Periodicidade

A Revista Videre da Faculdade de Direito e Relações Internacionais tem periodicidade semestral. 

 

Política de Acesso Livre

A versão eletrônica da Revista Videre da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD promove o acesso aberto ou open access dos seus estudos científicos.

Sendo assim, a Revista Videre se reestrutou, indo ao encontro da Declaração de Berlim sobre Acesso ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades, uma vez que tem possibilitado "constituir uma representação global e interactiva do conhecimento humano, incluindo o património cultural, e a garantia de acesso mundial."

A veiculação de versões on-line de periódicos é uma realidade, que proporcionou uma resignificação do acesso ao conhecimento científico. 

 

A Revista Videre é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Revista Videre

A Revista Videre objetiva não só contribuir para ampliar as possibilidades de pesquisa científica, mas também servir de ponte entre as graduações e os programas de Pós-Graduação da FADIR/UFGD. Desta maneira, deve abranger temas, com uma perspectiva interdisciplinar, que tratem de assuntos relativos às áreas:

- ESTADO E ESPAÇOS JURÍDICOS

- CIDADANIA, JUSTIÇA E RECONHECIMENTO

- SISTEMAS POLÍTICOS, DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS

- ESTUDOS INTERNACIONAIS, MULTITEMÁTICOS E DIREITO

- GÊNERO, RAÇA E ETNIA;

- ESTUDOS FRONTEIRIÇOS;

- EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL;

- AMÉRICA LATINA E SEUS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS;

 

Conselho Editorial Internacional

- Amine Ait Chaalal: Doutor em Ciência Política & Professor da Universidade Católia de Louvain-La-Neuve - Belgica - aac@uclouvain.be

- Daniela Castilhos: Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca & professora da Universidade Portucalense – Portugal - dcastilhos@uportu.pt

- Daniel G. Shattuc:Doutor em Antropologia pela Universidade do Novo México - USA - shattuck@unm.edu

- Eugéne Tavares: Doutor em Letras & professor da Unidade Assane Seck de Ziguinchor - Senegal - etavares@univ-zig.sn

- Gonçal Mayos Solsona: Doutor em História da Filosofia pela Universidade de Barcelona & professor na Universidade  de Barcelonagmayos@uoc.edue

- Juan Ramón Pérez Carrillo: Doutor em Direito pela Universidade de Granma & professor da Facultad de Ciencias Sociales y Humanística - Universidade de Granma – Cuba -  jperezc@udg.co.cu

- Nuria Belloso Martín:Doutora em Direito & professora da Universidade de Burgos - Espanha - nubello@ubu.es

- Francesco Rubino; Universidade de Paris I - França

- Paulo Ferreira da Cunha: Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Portugal

- Rodrigo Perez Lisicic: Doutor & Professor da Universidade de Atacama – Chile

- Bruno Sena Martins: Doutor em sociologia pela Universidade de Coimbra & professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra -  bsenamartins@ces.uc.pt

 

 

Conselho Editorial Nacional

- Alexandre Melo Franco Bahia: Doutor em Direito Constitucional UFMG & professor da UFOP - alexprocesso@gmail.com

- Amilton Bueno de Carvalho: Doutor honoris causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis & desembargador aposentado do TJRS - contato: amiltonbc@terra.com.br

- Antônio Carlos Diniz Murta: Doutor em Direito Comercial UFGG & professor da FUMEC  - acmurta@fumec.br 

- Bruno Galindo: Doutor em Direito pela UFPE & professor da UFPE - brunogalindoufpe@gmail.com

- Camila Soares Lippi: Mestre em direito pela UFRJ & professora da UNIFAP: camilalippi@gmail.com

- Carlos Henrique Bezerra Leite: Doutor em Direito USP & professor da FDV: chbezerraleite@gmail.com

- Celso Hiroshi Iocohama: Doutor em Direito das Relações Sociais - PUC-SP e em Educação - USP & professor da Universidade Paranaense - UNIPAR - celso@unipar.br

- Cesar Augusto Baldi: Doutor em Direito plea Universidade de Pablo de Olavide & membro do Nucleo de estudos sobre paz e ddhh NEP/UNB - cesarbaldi@msn.com

- Cristina Pazo: Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho & professora da Universidade de Vitória - crispazo@uol.com.br

- Edson Fernando Dalmonte: Doutor em Comunicação pela UFBA & professor da UFBA -  edsondalmonte@gmail.com

- Edson Ferreira de Carvalho: Doutor em Direitos Humanos pela Universitat de València & professor da UFV - edsonf@ufv.br

- Fábio Amaro da Silveira Duval: Doutor em Relações Internacionais UNB & Professor na Universidade Federal de Pelotas - fasduval@terra.com.br

- Francisco Pereira Costa: Doutor em História Social - USP & professor da UFAC - fpereira@ufac.br

- José Ribas Vieira: Doutor em Direito UFRJ & Professor da PUC RJ - jribas@puc-rio.br

- Maria dos Remédios Fontes Silva: Doutora em Direitos Humanos pela Université Catholique de Lyon & professora da UFRN

- Maria Goreti Dal Bosco: Doutora pela UFSC & professora da UFF - gorettidalbosco@uol.com.br

- Marilia Montenegro Pessoa de Mello: Doutora em Direito pela UFSC & professora da UFPE

- Rafael Lamera Cabral: Doutor em Direito UNB & professor da UFERSA

- Renan Honório Quinalha: Doutorando em Direito pela USP - renanhq@gmail.com

- Renato Duro Dias: Doutor em educação UFPLe & professor da UFRG

- Rafael Salatini de Almeida: Doutor em Ciência Polítca USP & profrssor da UNESP-Maríla. rafaelsalatini@marilia.unesp.br

- Roberto Fragale FilhoDoutor em Ciência Política
Université de Montpellier & professor UFF. fragale@alternex.com.br

- Samuel Barbosa: Doutor pela USP & professor da USP - samuel.barbosa@usp.br

- Saulo de Oliveira Pinto Coelho: Doutor em Direito pela UFMG & professor da UFG:saulopintocoelho@yahoo.com.br

- Saulo Tarso Rodrigues: Doutor pela Universidade de Coimbra - Professor da UFMT - saulorodrigues@yahoo.com.br

- Sebastião Patricio Mendes da Costa: Doutorando pela PUC/RS & professor da UFPI - sebastiao_costa@hotmail.com

- Thaisa Maira Held: Doutorando em Direito pela UFPA & professora da UFMT: professorathaisaheld@gmail.com

- Vanessa Alexandra de Melo Pedroso: Doutora pela Universidad Complutense de Madrid & professora da Universidade Católica de Pernambuco - vanessampedroso@gmail.com

- Wanise Cabral Silva: Doutora em Direito pela UGF & professora da UFF. wanisecabral2015@gmail.com

 

Conselho Editorial Interno

- Tiago Resende Botelho - Editor

Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra & professor da UFGD.

tiagobotelho@ufgd.edu.br

- Arthur Ramos do Nascimento - Editor

Mestre em Direito Agrário pela UFG & professor da UFGD.

arthurnascimento@ufgd.edu.br 

 

Tradutora Oficial

- Katiuscia Moreno Galhera

Doutoranda em Ciência Política UNESP & Mestra em Relações Internacionais UNESP 

- Paola Nicolau

Mestranda em Fronteiras e Direitos Humanos

 

IBICT - SEER

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos. Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_91EBIr-CuU

 

Tutorial de avaliação do artigo

Este tutorial foi desenvolvido para capacitar pesquisadores que atuam como avaliadores de contribuições às revistas que utilizam o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.  

http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_avaliacao_de_artigos.pdf

 

Tutorial de submissão de artigo

Este tutorial foi desenvolvido para capacitar pesquisadores autores que desejam submeter contribuições às revistas que utilizam o SEER – Sistema de Editoração Eletrônica de Revista como plataforma. 

http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

 

Especialização em Direitos Humanos

O curso de Especialização em Direito é vinculado à Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR e visa proporcionar aos profissionais que atuam em órgãos de defesa da cidadania, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e movimentos sociais a possibilidade de aprofundar e fundamentar a reflexão e a prática da promoção e tutela dos Direitos Humanos.

O curso objetiva ainda constituir na UFGD um espaço interdisciplinar e plural de ações de ensino, pesquisa e extensão sobre os Direitos Humanos e fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas nessa área oportunizando aos profissionais que atuam na defesa da cidadania um aprofundamento adequado e qualificado para a concretude e promoção e tutela dos Direitos Humanos.

A especialização consolida uma linha de pesquisa na área do Direito Internacional dos Direitos Humanos e estimula a realização de projetos de intervenção em Direitos Humanos, fomentando a realização de parcerias entre o setor acadêmico, os operadores de direito e a sociedade civil.

Extensão: promover ações inter-institucionais e multidisciplinares de pesquisa aplicada, abrangendo desde o diagnóstico do problema até a viabilização deste no tocante científico que atenda aos sistemas de produção animal predominantes na região de influência do Programa.

 

http://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/especializacao-direito

 

Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos

O programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, no seu nível de mestrado, está comprometido a superar o tratamento disciplinar no campo do direito e das relações internacionais de modo hermético. Tal necessidade se dá pelo fato que a região de fronteira enfrenta desafios decorrentes do desenvolvimento nas áreas de limítrofes entre países vizinhos e o respeito aos direitos humanos. De um lado, a proposta busca a análise das relações de convergência e divergência entre desenvolvimento econômico, político, diplomático, social e sustentável entre os países do MERCOSUL, em especial com relação ao Brasil e Paraguai. Também visa o estudo do crescimento e do desenvolvimento na região de fronteira com fundamentos no crescimento econômico, procedimentos sociais de respeito à dignidade da pessoa humana, da educação, do trabalho, fluxos migratórios, ao meio ambiente, aos recursos hídricos, das relações de comércio, do processo de influência cultural entre tantos outros. Tais fundamentos se interconectam com a linha Direitos Humanos e Cidadania.

LINHAS DE PESQUISA E SUAS ESPECIFICAÇÕES:

Área de concentração: Interdisciplinar

Fronteiras, Desenvolvimento e Integração Regional 

Direitos Humanos, Cidadania e Fronteiras

http://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-fronteiras

 

 

Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A UFGD está presente na CSVM por meio da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, desenvolvendo a temática dos refugiados no ensino de graduação nos cursos da Faculdade de Direito e de Relações Internacionais (FADIR), assim como em diversas disciplinas no curso de Relações Internacionais. Na pós-graduação, o tema dos refugiados é abordado no novo Mestrado Fronteiras e Direitos Humanos, nas duas linhas de pesquisa do curso. A UFGD vem estabelecendo esforços para estabelecer um processo seletivo específico para migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário, de modo a ocupar as vagas ociosas nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

A CSVM-UFGD é coordenada pelo Professor Doutor César Augusto S. da Silva

Contatos da CSVM-UFGD

Facebook: www.facebook.com/direitodosrefugiados e www.facebook.com/groups/345602188900556/?ref=bookmarks

Telefone: (67) 34102475 (Mestrado Fronteiras e Direitos Humanos) e (67) 34102463 ou 34102462 (Faculdade de Direito e Relações Internacionais)

 

Cátedra Jean Monnet

Objetivos das Cátedras Jean Monnet:

  • aprofundar o ensino de estudos sobre a União Europeia na sua instituição integrados num programa curricular
  • realizar, controlar e supervisionar investigação sobre a UE em todos os níveis de ensino
  • formar e assessorar a próxima geração de professores e investigadores
  • proporcionar orientações especializadas a futuros profissionais na área dos assuntos europeus

Os titulares de Cátedras Jean Monnet são incentivados a:

  • publicar livros na editora da universidade durante o período abrangido pela subvenção (que cobrirá uma parte dos custos da publicação e, caso necessário, da tradução)
  • participar em atividades de informação e divulgação no seu país e no resto da Europa
  • organizar eventos (palestras, conferências, seminários, etc.) com responsáveis políticos, membros da sociedade civil e estabelecimentos de ensino
  • criar redes com outras instituições e pessoal universitário apoiado pelas ações Jean Monnet
  • utilizar recursos educativos abertos e publicar os resumos, conteúdo, calendário e resultados esperados das respetivas atividades

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).


Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)