Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8848

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação Financeira.

Resumo

Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.

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Biografia do Autor

Stephany Karoline de Souza Chiappetta, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), 2018. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), 2017. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco, 2015. Atualmente é professora de Matemática da rede estadual do estado de Pernambuco.

José Roberto Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Doctor en Enseñanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos/España, Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Graduado em Engenharia pela Universidade de Pernambuco (1984). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, atua como professor do Programa de Pós-graduação em Educação (nível: mestrado) da UPE e desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Educação Matemática, Ensino das Ciências e Didática da Matemática com foco cognitivo no marco da Teoria da Aprendizagem Significativa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais e, no âmbito acadêmico também atuou no Ensino Básico público e privado.

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Publicado

2019-01-13

Como Citar

Chiappetta, S. K. de S., & Silva, J. R. (2019). Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 79–101. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8848

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