O papel das crenças e emoções no desenvolvimento da afetividade em relação à matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8284

Palavras-chave:

Afetividade. Matemática. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Esse artigo trata da relação entre a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, envolvendo crenças e emoções. Norteou-se pelo seguinte problema: Quais os fatores que influenciam na mobilização e no prazer que os alunos e professores têm ou deixam de ter pelo ensino e aprendizagem de matemática? Entre os autores que contribuem na fundamentação teórica dessa pesquisa estão Chacón (2003), Ponte (1992), Charlot (2000), Alves, Dantas e Oliveira (2012), Moura e Palma (2008), Silva (2008), Silveira (2012). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de um município paranaense, com alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e com oito professoras regentes de turma do 1º ao 5º ano. Evidenciou-se com essa pesquisa que há relação entre as crenças e concepções das professoras e as crenças dos estudantes no que se refere à matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Otto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017).

Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora no curso de Pedagogia da UEPG e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008) e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). Especialista em Educação Matemática (2011) e Mestre em Educação pela UEPG (2013).

Celia Finck Brandt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é - professor adjunto a da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Aprendizagem da Matemática e Formação de professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de numeração, formação de professores, aprendizagem de matemática, registros de representações semióticas e a conceitualização em matemática , epistemologia genética e matemática,e educação matemática.

Referências

ALVES, J. A. A; DANTAS, V. A. O; OLIVEIRA, M. S. (2012) Influências afetivas no ensino- aprendizagem de matemática. 6º Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE/Brasil. 20 a 22 de setembro. pp. 1-12.

BRASIL. Ministério da Educação. (2008) PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fun¬damental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep.

CHACÓN, I. M. G. (2003) Matemática emocional: os afetos na aprendizagem de matemática. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed.

CHARLOT, B. (2000) Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

KISHIMOTO, T. M. (1998). Bruner e a brincadeira. In: T. M. KISHIMOTO. (Org.). et.al. O brincar e suas teorias. (1.ed. pp. 139-153.) São Paulo: Cencage Learning.

LA TAILLE, Y; OLIVEIRA, M. K; DANTAS, H. (2016) Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27a ed. São Paulo: Summus.

MOURA, A. R. L; PALMA, R. C. D. (2009) O material didático no ensino de matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande – MS. n.28, julho/dezembro. pp. 135-150.

PONTE, J. P. (1992) Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: BROWN, M.; FERNANDES, D.; MATOS, J. F.; PONTE, J. P. (Orgs.). Educação matemática: temas de investigação. (pp. 1-40) Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

SILVA, V. A. (2008) Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação e Núcleo de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, janeiro/abril. pp. 150-190.

SILVEIRA, M. R. A. (2002) "Matemática é difícil": um sentido pré-construído evidenciado na voz do aluno. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Caxambu. Anais... ANPED, 2002. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf.> Acesso em 08 de agosto 2017. pp. 1-17.

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Otto, M. C., Queiroz Dionizio, F. A., & Finck Brandt, C. (2019). O papel das crenças e emoções no desenvolvimento da afetividade em relação à matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 03–24. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8284

Edição

Seção

Artigos