Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gênero

Autores

  • Luzia de Fatima Barbosa Fernandes Universidade Federal de São Carlos
  • Denise Silva Vilela Doutora em Educação Matemática pela Unicamp. Docente da Universidade Federal de São Carlos, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8856

Palavras-chave:

Economia Doméstica, Educação Financeira, Escola Básica.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento cujo objeto central é a Educação Financeira na escola básica, e o norteamento da investigação é a proposta feita com a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira. A análise dos dados, de cunho sociológico, baseou-se em diversos documentos alusivos à escola brasileira para então discutir como assuntos financeiros fizeram e fazem parte do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação documental, incluindo leis, decretos e decretos-lei. Como resultado, o tratamento a respeito de finanças na escola, na disciplina de Economia Doméstica e na Educação Financeira, registrou distinções entre os conteúdos ministrados às meninas e aos meninos. Ademais, na atualidade, a Educação Financeira prima pela concordância aos preceitos do neoliberalismo, levando a escola a cumprir o papel de legitimar a doxa dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Silva Vilela, Doutora em Educação Matemática pela Unicamp. Docente da Universidade Federal de São Carlos, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar

Doutora em Educação Matemática pela Unicamp. Docente da Universidade Federal de São Carlos, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar

Referências

Almeida, J. S. (2006). Vestígios para uma reinterpretação do magistério feminino em Portugal e no Brasil a partir do século XIX. In: D. (. Saviani, O legado educacional do século XIX. Campinas, SP: Autores Associados.

Bastos, M. C., & Garcia, T. M. (1999). Leituras de Formação – Noções de Vida Doméstica (1879): Félix Ferreira traduzindo Madame Hippeau para a Educação das mulheres brasileiras. Revista História da Educação, 77-92.

Boltanski, L., & Chiapello, È. (2009). O Novo Espírito do Capitalismo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Bourdieu, P. (1996). Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus.

Bourdieu, P. (2002). A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Bourdieu, P. (2014). Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras.

Bourdieu, P. (2015). Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento. In: S. Miceli, A Economia das Trocas Simbólicas (pp. 203-229). São Paulo: Perspectiva.

Brasil. (2010). Estratégia Nacional de Educação Financeira. Fonte: Planalto - Brasília: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Fonte: Ministério da Educação - Brasília: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf

Conef. (2014). Educação Financeira nas escolas: ensino fundamental. Livro do professor. Brasília: CONEF.

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo.

Farias, J. V. (2017). O Profmat e as relações distintivas no campo da matemática. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos.

Fernandes, L. (2014). Cenários do ensino de matemática em escolas rurais da cidade de Tanabi, SP. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2007). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.

Hofmann, R. M., & Moro, M. L. (jul/dez de 2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké – FE/Unicamp, pp. 37-54.

Jardim, M. C. (2015). Nem Sagrado, nem Profano: MercadoS como Fato Social Total. In: M. C. JARDIM, MercadoS: nem Sagrado, nem Profano (pp. 7-18). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Nogueira C. M. M. e Nogueira, M. A. (2002). A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, 15-36.

Romanelli, O. O. (1978). História da Educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes.

Saviani, D. (2008). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

Serrano, I. A. (1954). Noções de Economia Doméstica. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Souza, R. F. (2006). Espaço da Educação e da Civilização: origens dos Grupos Escolares no Brasil. In: D. (. Saviani, O legado educacional do século XIX (pp. 33-84). Campinas, SP: Autores Associados.

Vilela, D. S., & Souza Neto, J. A. (2012). Práticas de avaliação e capital simbólico da Matemática: o caso da Obmep. Rematec, 62-82.

Downloads

Publicado

2019-01-13

Como Citar

Fernandes, L. de F. B., & Vilela, D. S. (2019). Economia doméstica e educação financeira na escola: diferenças a partir do gênero. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 39–57. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8856

Edição

Seção

Artigos