O juro real no contexto da educação financeira crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8863

Palavras-chave:

educação financeira, taxa real de juro, letramento financeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar e aprofundar o conceito de letramento financeiro dentro da sua vertente crítica e descrever uma possibilidade de desenvolvimento prático dessas ideias em um projeto pedagógico que visa discutir o conceito de juro real no dia-a-dia dos brasileiros, favorecendo a reflexão e o debate sobre as problemáticas econômicas, sociais e políticas que derivam do tema proposto. Pretendemos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com a educação financeira crítica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e sua disseminação. A atividade pedagógica envolveu o cálculo da taxa real de juro considerando diversas medidas de inflação e de rendimento de operações financeiras. A educação crítica se fez presente na atividade e a modelagem matemática se mostrou adequada à proposta, abrindo espaço para discussões sobre problemas concretos que fazem parte da realidade dos alunos e que estão ligados à formação profissional deles.

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Biografia do Autor

Celso Ribeiro Campos, PUC-SP

Doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro.

Professor pesquisador do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Membro do grupo de pesquisa PEA-MAT, membro associado da SBEM e pesquisador colaborador do GT12 - Educação Estatística.

Cileda Queiroz e Silva Coutinho, PUC-SP

Doutora em Didática da Matemática pela Université Joseph Fourier - Grenoble I, Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa PEA-MAT, no qual desenvolve pesquisas na área de Educação Estatística e Educação Financeira. Pesquisadora e colaboradora do GT12 - Ensino de Probabilidade e Estatítsica, da SBEM.

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Campos, C. R., & Coutinho, C. Q. e S. (2019). O juro real no contexto da educação financeira crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 67–86. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8863

Edição

Seção

Artigos