Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira

Autores

  • Geneci Alves de Sousa Cetiqt/Senai Uniabeu SEEDUCRJ SMERJ
  • Luciano Roberto Padilha de Andrade Mestre em Educação Matemática - CETIQT/SENAI; Projeto Fundão UFRJ
  • Lilian Nasser UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8843

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Abordagem Prática e Visual, Eixo das Setas.

Resumo

A aprendizagem Matemática, em especial de Matemática Financeira, ainda é um entrave para os alunos de diferentes níveis de ensino. Alunos de cursos superiores, como o de Ciências Contábeis, por exemplo, chegam ao curso superior com enormes lacunas na aprendizagem, oriundas da Educação Básica. Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência desenvolvida em sala de aula, com alunos do Curso de Ciências Contábeis, de uma faculdade da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O objetivo era verificar se a utilização de uma abordagem prática e visual, com representação num eixo de setas facilitaria o processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Por meio da metodologia de Análise de Erros (CURY, 2004; 2007), pode-se categorizar os erros encontrados em um Pré-teste e direcionar as atividades de aula de acordo com as dificuldades detectadas. Os resultados foram significativos, indicando aumentos em torno de 85% no desempenho entre o Pré e o Pós-teste.

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Biografia do Autor

Geneci Alves de Sousa, Cetiqt/Senai Uniabeu SEEDUCRJ SMERJ

Graduado em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1995), com habilitação em Matemática, Desenho Geométrico e Física; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2003). Atualmente é professor da disciplina de Física da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, professor de Matemática na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Professor titular no Curso de Administração, na disciplina de Matemática Financeira, da Universidade Abeu (Uniabeu), professor multiplicador do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do corpo Docente dos Cursos de Engenharia da Faculdade de SENAI/CETIQT. Tem experiência em: ensino de Matemática e Física, com ênfase em Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo I, II, III e IV; formulação de questões de matemática para avaliação em larga escala; capacitação de professores de Matemática; É coautor de livros na área de Geometria e Matemática Financeira.

Lilian Nasser, UFRJ

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Educação Matemática - University of London (1992). Atualmente é pesquisadora do Projeto Fundão e do programa de mestrado em Ensino de Matemática, do Instituto

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

de Sousa, G. A., de Andrade, L. R. P., & Nasser, L. (2019). Aprimorando o desempenho de futuros profissionais em matemática financeira. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 25–46. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8843

Edição

Seção

Artigos