Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017

Autores

  • Marcio Urel Rodrigues UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Maria Madalena da Silva Antunes LICENCIANDA EM MATEMÁTICA - UNEMAT - BARRA DO BUGRES/MT
  • Rosiane Souza da Silva Rodrigues LICENCIANDA EM MATEMÁTICA - UNEMAT - BARRA DO BUGRES/MT

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8627

Palavras-chave:

Educação Financeira, Novo ENEM, Ensino de Matemática, Prática Pedagógica.

Resumo

Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira.

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Biografia do Autor

Marcio Urel Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso

DOUTOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA UNESP - RIO CLARO/SP

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Rodrigues, M. U., Antunes, M. M. da S., & Rodrigues, R. S. da S. (2018). Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(4), 23–47. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8627

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisas em Educação Financeira e Educação Matemática