Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10215

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Música. Função seno.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo construir um modelo, utilizando notas musicais, que possa ser aplicado no ensino de matemática. Para tanto, utiliza-se das etapas referentes ao processo de modelagem matemática para construção do referido modelo. Ao tocar um violão, foram feitas gravações de notas musicais em ambiente computacional - software, e posteriormente a análise da escala musical da nota Ré, a fim de perceber a relação de proporção entre elas a partir da frequência. A partir disso, foi realizada uma representação dessa mesma nota musical no software Geogebra, a qual originou em um gráfico representativo da função seno. A construção do modelo mostra relações podem ser exploradas em sala de aula, por meio da modelagem matemática, por exemplo. Atividades como estas, se aplicadas em sala de aula, podem facilitar a aprendizagem de Matemática, especificamente de funções trigonométricas – função seno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Leite Pontes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Licenciado em Matemática.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  - UFRB. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC.

Referências

Abdounur, Oscar João. (2003). Matemática e Música: pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras Editora.

Bassanezi, Rodney Carlos. (2010). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto.

Bogdan, Robert & Biklen, Sari. (2010). Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto.

Biembengut, Maria Salett. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 1ª Ed. São Paulo: EDIFURB.

Biembengut, Maria Salett. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf > Acesso em 15 de outubro de 2018.

Brasil. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículo e Educação Integral. Brasília – DF: MEC, SEB, DICEI, 562 p.

Brasil. (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.

Camargos, Chrislei Bruno Ribeiro (2010). Música e Matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG.

Gardner, Howard. (1994). Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.

Gardner, Howard. (1995). Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.

Grams, Ana Laura Bertelli. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Médio: Percepção matemática por meio da música. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Madruga, Zulma Elizabete de Freitas. (2016). Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

Pontes, F. L., & Madruga, Z. E. de F. (2019). Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 79–95. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10215

Edição

Seção

Iniciação científica