Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8807

Palavras-chave:

Educação financeira, Educação Matemática, Mapeamento e Metassíntese, Tecnologias da Informação e da Comunicação

Resumo

Este trabalho apresenta o mapeamento de trinta dissertações e teses que tratam do tema Educação Financeira no contexto do Ensino e da Educação Matemática no período entre 2014 e 2016 com o objetivo de identificar se, e como, a tecnologia foi considerada nestes trabalhos.  Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. O objetivo é analisar as contribuições das tecnologias nas produções acadêmicas stricto sensu acerca da Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, por meio de uma metassíntese, na perspectiva de identificar como esse tema está sendo discutido nas pesquisas e o papel da tecnologia nestes estudos. Apenas três trabalhos foram identificados e que indicam soluções diversas e apontamentos das dificuldades e da necessidade do uso de tecnologias para melhoria do ensino da Educação Financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abar, C. A. A. P. (2011). Educação Matemática na Era Digital. Unión-Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28.

AEF-Brasil. Tecnologias sociais e educacionais. Associação de Educação Financeira do Brasil (ONG). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:

Biembengut, M. S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.

Brasil, Decreto No. 7397 de 22 /12 /2010. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, 2010. Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:http://sijut.fazenda.gov.br/netacgi/nphbrs?s1=D0000073972010122201$.CHAT.%20E%20PR.ORGA.%20E%2020101223.DDOU.&l=0&p=1&u=/netahtml/sijut/Pesquisa.htm&r=0&f=S&d=SIAT&SECT1=SIATW3

Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Matemática. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (2017). Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – Ensino Fundamental.

Brasil, (2013). Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf

Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (Org.), (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Unicamp.

Matheus, M. C. C. (2009). Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paul Enferm.; 22 (Especial-Nefrologia):543-5.

Paterson, B, L, Thorne, S. E., Canam, C. & Jillings, C. (2001). Meta-study qualitative health research: a pratical guide to meta-analysis and meta-synthesis. Thousand Oaks, California: Sage.

Pimenta, G.; Ghedin, E.; Franco, M. A. S. (2006). Pesquisa em Educação Alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola. São Paulo. Brasil.

Zimmer L. (2006). Qualitative Meta-synthesis: a question of dialoguing with tests. J. AdvancedNur.; 53(3): 311-318.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Abar, C. A. A. P., Castelo Branco, A. C., & Alves Araújo, J. R. (2018). Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(4), 87–107. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8807

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisas em Educação Financeira e Educação Matemática