Sobre a Revista

A Tangram - Revista de Educação Matemática é um periódico científico trimestral que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática e possui origem em dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) e à Faculdade de Educação (FAED)  e aos grupos de pesquisas “Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq” e “Grupo de Pesquisa Educacão Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC/CNPq”. 


A Tangram visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. São priorizados artigos da área de Educação Matemática e áreas afins, escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Anúncios

Tangram é indexada na REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

2020-09-10

O processo de indexação é importante para os periódicos científicos porque representa reconhecimento de mérito, aval à qualidade dos artigos publicados e consequentemente para seus autores.

No mês de julho de 2020 a Tangram foi indexada pela REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.

A REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.

As ferramentas da REDIB facilitam o acesso, a difusão e a valorização da produção científica gerada nos países ibero-americanos, o que dá destaque para os estudos publicados na Tangram.

Acesse a página da Revista na REDIB:

http://redib.org/Record/oai_revista5641-tangram

 

Saiba mais sobre Tangram é indexada na REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Edição Atual

v. 6 n. 4 (2023)
					Visualizar v. 6 n. 4 (2023)
Publicado: 2023-12-21

Apresentação

Artigos

  • A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia

    Carlos Mometti
    03-22
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446
  • Atividades de estatística e probabilidade em um livro didático de Matemática sob a perspectiva da Taxionomia de Bloom

    Maria Cristina Otto, Fátima Aparecida Queiroz Dionizio
    23-45
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364
  • Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir de algumas revistas que contemplam a Educação Matemática

    Mariane Monteiro, Marcelo Carlos de Proença
    46-67
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17359
  • Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas

    Tanise Novello, Carla Denize Ott Felcher
    68-91
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220
  • O uso dos códigos de calculadora básica em tarefas de formulação e resolução de problemas matemáticos: um estudo de caso num projeto OBEDUC/CAPES

    Kátia Maria de Medeiros, Ricardo Araujo da Silva
    92-114
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17195
  • As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19

    Eduarda de Maria Costa, Aluska Macedo
    115-140
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997
  • Reflexões sobre os pressupostos teóricos na Formação do Professor de matemática que atua com Educação Financeira

    Fernanda Lopes, Marco Aurélio Kistemann Junior, Ronaldo Júlio Baganha
    141-160
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17685
  • Metodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em Matemática

    Pâmela Veridiane da Silva Damian, Carmen Teresa Kaiber
    161-182
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17672
  • Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas

    Geane Santana Oliveira, Laerte Silva da Fonseca
    183-205
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666
Ver Todas as Edições