Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.9393

Palavras-chave:

Geometria. Área. Figuras planas.

Resumo

A geometria está sempre presente em todos os lugares, faz parte do nosso cotidiano, portanto, torna-se um conteúdo indispensável na construção e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Diante da necessidade de (re) significar alguns conceitos geométricos, principalmente o que diz respeito ao conceito de área, a pesquisa aqui desenvolvida busca apresentar uma estratégia de ensino capaz de auxiliar de forma significativa o ensino-aprendizagem do cálculo de áreas de figuras planas com o auxílio do Geoplano e algumas aplicações do teorema de Pick, a pesquisa possui um caráter qualitativo, cujo objetivo é compreende a lógica interna dos grupos, ou seja, a pesquisa enfatizando a valorização do sujeito. Pôde ser observado ao longo da pesquisa que o uso de materiais concretos como o Geoplano as aulas de geometria podem ser de maior aproveitamento, levando a um maior rendimento na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Scheid Gazire, Pontifica Universidade católica de Minas Gerais (PUC/Minas)

Doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, professora titular da pontifícia Universidade católica de Minas Gerais - PUC/MG, atuando como docente nos cursos de graduação em pedagogia e licenciatura em matemática. Coordenadora é docente no mestrado  no ensino de Ciências e Matemática PUC/MG.

Sabrina Alves Boldrini Cabral, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (2001). Possui especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), área de concentração Ensino de Matemática. 

Bruna das Graças Ferreira Soares Teixeira, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- unidade Carangola.

Referências

Abrantes, Paulo. (1999) Investigações em geometria na sala de aula. Investigações matemáticas na aula e no currículo, p. 153-167.

Abreu, Renata da Costa. (2015) Teorema de Pick: uma abordagem para o cálculo de áreas de polígonos simples. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes.

Atz, Dafne. Teorema de Pick e o estudo de área e perímetro no geoplano. RENOTE, v. 13, n. 2.

Barros, Als; Rocha, C. A. (2004) O Uso do Geoplano como material didático nas aulas de Geometria. Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, v. 8, p. 1-9.

Boyer, Carl Benjamin.(1974) História da matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo. 488p.

Brasil, (1998) Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC-Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

Cabral, Sabrina Alves Boldrini. (2017)Desenvolvendo o pensamento argumentativo geométrico: construindo práticas Investigativas. 224 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Costa, Dailson Evangelista et al. (2011) Geoplano no ensino de matemática: Alguns aspectos e perspectivas da sua utilização na sala de aula. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 7, p. 43-52.

Gazire, Eliane Scheid. O Não regaste das geometrias. (2000). 213f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Gonçalves, Jamille Santana; Lando, Janice Cassia.(2012) O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié-Bahia. Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 363-389.

Gouvêa, Filomena Aparecida Teixeira et al. (1998) Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para a prática pedagógica do professor de matemática do ensino fundamental. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lima, Elon Lages et al. (1991) Meu Professor de Matemática e outras histórias. Sociedade Brasileira de Matemática, 1991.

Mocrosky, Luciane Ferreira; Monidni, F.; Estephan, Violeta Maria.(2012) O Ensino de Geometria no Brasil: alguns aspectos da sua origem nos livros didáticos brasileiros. Simpósio Nacional do Ensino da Ciência e Tecnologia–III SINEC. Anais do Simpósio Nacional do Ensino da Ciência e Tecnologia. Ponta GrossaPR, 2012.

Pavanello, Regina Maria. (1993) O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências p. 7-18. Zetetiké, v. 1, n. 1.

Rodrigues, Fredy Coelho; Gazire, Eliane Scheid. (2012) Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, dez. 2012. ISSN 1981-1322. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018.

Souza, Fabrício Oliveira.(2013) O TEOREMA DE PICK: Uma nova abordagem sobre áreas de figuras planas para o ensino básico. 2013. 33 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2013.

Veloso, Eduardo (1998). Geometria: Temas Actuais. Lisboa: Instituto de Inovação educacional.

Vianna, Claudia C. S. (1988) O papel do raciocínio dedutivo no ensino da matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Paulista “Campus” de Rio Claro, São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Gazire, E. S., Cabral, S. A. B., & Teixeira, B. das G. F. S. (2019). Investigações Geométricas em sala de aula: (re) Construindo o conceito de área no geoplano com o teorema de Pick. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 68–87. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.9393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)