Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10087

Palavras-chave:

Funções quadráticas. Software Winplot. Ensino.

Resumo

Este trabalho tem o propósito de apresentar resultados de um estudo feito com um grupo de 4(quatro) sujeitos: 2(dois) professores da educação básica e 2(dois) alunos da 1ª série do ensino médio. O objetivo principal, utilizando comandos do software Winplot, foi de desenhar alguns tipos de funções quadráticas e promover procedimentos para resolver inequações do 2º grau a partir do conhecimento do gráfico da função f(x) = x2; verificar a aplicabilidade do software, com o seu uso, no sentido de avaliar possibilidades de utilizá-lo para o ensino desse conteúdo, com alunos da educação básica. A metodologia Design Experiments in Educational Research foi escolhida, por conta de ela possibilitar mudanças no desenho original da proposta. Valemo-nos de Shulman (1986), acerca dos conhecimentos dos professores no tocante à docência. Embora as atividades tenham contemplado parte do conteúdo sugerido para ser apresentado na Educação Básica, em relação ao que foi abordado os resultados mostraram-se promissores.

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática,  GAN - Departamento de Análise, IME - Instituto de Matemática e Estatística, área de pesquisas: Formação de professores que ensinam Matemática.

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Publicado

2019-12-07

Como Citar

Teixeira, P. J. M. (2019). Funções Quadráticas com o auxílio do software Winplot. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 58–78. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10087

Edição

Seção

Artigos