Adaptação do conteúdo informativo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) para a língua Tupi-Guarani

Autores

  • Ana Lucia Rossate Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)
  • Fábio Vogado Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)
  • Rick Maurício Ribeiro dos Santos Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)
  • Ana Paula Lemke Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)
  • Emerson Machado de Carvalho Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8619

Palavras-chave:

População indígena. Etnografia. Releitura.

Resumo

As populações indígenas do Brasil são desvalorizadas, mesmo tendo grande participação nos avanços tecnológicos e científicos, dessa forma, surge a necessidade de se levar à essas populações todo o conhecimento elaborado na academia. O nosso objetivo pcom esse estudo foi propor uma tradução/adaptação ou releitura do material de divulgação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema para a língua Tupi-Guarani. O presente estudo refere-se a uma atividade de pesquisa e extensão etnográfica qualitativa, no qual utilizamos um material de divulgação ambiental do PEVRI e adaptá-lo e descrevê-lo à língua Tupi-Guarani. A tradução/adaptação e releitura do material informativo ficou sob a responsabilidade dos acadêmicos do curso de Gestão Ambiental/UFGD. A adaptação do conteúdo informativo do PEVRI foi uma importante prática pedagógica para dialogar com os aspectos históricos e culturais da língua Tupi-Guarani. Através desse processo também foi possível transitar entre as duas línguas, no modo de pensar e ver o mundo a sua volta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Rossate, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

Graduanda em Gestão Ambiental na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Fábio Vogado, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

Graduando em Gestão Ambiental na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Rick Maurício Ribeiro dos Santos, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

Graduando em Gestão Ambiental na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ana Paula Lemke, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

Professora da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Emerson Machado de Carvalho, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA)

Professor da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

AFONSO, G. B.; MOSER, A.; AFONSO, Y. B. Cosmovisão Guarani e sustentabilidade. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 8, n. 4, p. 180-193, 2015.

ALCÂNTARA, M. L. B. Jovens indígenas e lugares de pertencimentos: análise dos jovens indígenas da Reserva de Dourados/MS. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória. Laboratório de Estudos do Imaginário, 2007.

ASSUMPÇÃO, M. Z. Morfologia vegetal em Tupi-Guarani. SURES, n. 3, p. 1-14, 2014.

GÁRCES, F. Las políticas del conocimiento y la colonialidad linguística y epistêmica. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (eds.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. 21 ed. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p. 217-242, 2007.

IMASUL. Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Plano de manejo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Campo Grande: CESP – Companhia Energética de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Rossate, A. L., Vogado, F., Santos, R. M. R. dos, Lemke, A. P., & Carvalho, E. M. de. (2018). Adaptação do conteúdo informativo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) para a língua Tupi-Guarani. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 5(10), 90–96. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8619

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>