Monitoramento da geração de resíduos sólidos na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade de Coxim: Uma proposta de ferramentas para mitigar a geração de resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8616

Palavras-chave:

3 Rs. Gestão ambiental. Impactos Ambientais. Instituições de ensino superior.

Resumo

Uma das principais problemáticas da sociedade moderna é a geração excessiva de resíduos sólidos, contribuindo para a degradação ambiental, descaracterização de ambientes naturais, e aumento dos índices de doença. O presente trabalho consiste no monitoramento da geração de resíduos sólidos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Coxim- MS, realizado com a pesagem gravimétrica de todo material gerado, semanalmente, entre os meses de março, abril e maio. Foi observado que a unidade produz pouca quantidade de resíduos, quando comparados com outras unidades, portanto, com iniciativas simples, propostas no presente estudo é diminuir ainda mais a geração de resíduos sólidos na unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lima dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do Curso de Gestão Ambiental da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul.

Referências

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Disponível em: <http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2016.pdf>. Acesso em: 01 maios de 2018.

Brasil. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010 da Política nacional de resíduos sólidos. – Brasília: Câmara dos Deputados. p.73,2010. Disponível em: https://fld.com.br/catadores/pdf/politica_residuos_solidos.pdf. Acesso em; 01 de maio de 2018.

MOREIRA, R.M. Sustainability at Higher Education Institutions: case study of the solid waste management at the University of São Paulo - São Carlos Campus. Tese de Doutorado, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Santos, J. L. dos. (2018). Monitoramento da geração de resíduos sólidos na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade de Coxim: Uma proposta de ferramentas para mitigar a geração de resíduos. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 5(10), 77–82. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8616

Edição

Seção

Artigos