Variações termohígricas no complexo habitacional Deoclécio Artuzzi (I e II) e Harrison de Figueiredo (III), Dourados (MS): uma análise do outono de 2016

Autores

  • Deives Gabriel Bortolanza e Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Charlei Aparecido da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Vladimir Aparecido dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8609

Palavras-chave:

Conforto térmico. Temperatura. Umidade.

Resumo

As mudanças climáticas, os padrões arquitetônicos impostos, a rotina da vida das pessoas, as atividades antrópicas e os impactos ambientais decorrentes do acelerado e desordenado crescimento urbano são apenas alguns dos temas iniciais quando se trata de estudos de clima urbano e do conforto térmico. Assim o presente texto tem o objetivo de discutir as variações termohígricas do complexo habitacional Deoclécio Artuzzi (I e II) e Harrison de Figueiredo (III), localizados na cidade de Dourados (MS). Durante a pesquisa primou-se por registrar a temperatura e a humidade relativa na escala horária por meio termohigrômetros. Os dados registrados no interior das residências foram comparados com os oficiais da estação meteorológica da Embrapa Centro-Oeste. Nesse ensaio foram analisados as temperaturas (mínima, máxima e média) e umidade relativa de decorrer de dez dias do outono de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deives Gabriel Bortolanza e Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Gestão Ambiental; Recursos Naturais

Charlei Aparecido da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Geografia física; climatologia; clima urbano

Vladimir Aparecido dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Geografia física; climatologia; clima urbano

Referências

FROTA, A. B., SCHIFFER, S. R. Manual de Conforto Térmico. São Paulo: Studio Nobel, 2007.

NIMER, Edmond. Climatologia do Brasil. 2ª edição Rio de Janeiro: IBGE, 1989.

SANTOS, V. A.; SILVA, C. A.; SCHNEIDER, H. As características do clima de Dourados (MS) e suas conexões com os sistemas atmosféricos regionais. Revista Brasileira de Climatologia, v. 9, p. 80-93, 2012.

ZAVATTINI, J. A. e BOIN, M. N. Climatologia Geográfica: Teoria e Prática de Pesquisa. 1 Ed. Campinas – SP: Alínea Editora, 2013. v. 1. 150p.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Santos, D. G. B. e, Silva, C. A. da, & Santos, V. A. dos. (2018). Variações termohígricas no complexo habitacional Deoclécio Artuzzi (I e II) e Harrison de Figueiredo (III), Dourados (MS): uma análise do outono de 2016. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 5(10), 41–47. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8609

Edição

Seção

Artigos