Disponibilidade e demanda de recursos hídricos no contexto das unidades de planejamento e gestão do estado de Mato Grosso do Sul

Cleiton Oliveira dos Santos, Lucimara Gonçalves Narcizo, Marcus Vitor Gutierres Gaioso

Resumo


O presente trabalho analisou a disponibilidade e a demanda de recursos hídricos no estado de Mato Grosso do Sul, considerando as suas Unidades de Planejamento e Gestão (UPG). Foram utilizados dados de outorga do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, e processados no Software Quantum Gis 2.18.21 para identificar a disponibilidade e o comprometimento dos recursos hídricos em cada UPG. Os resultados evidenciaram maior demanda por recursos hídricos nas UPG’s do Miranda, Ivinhema, Pardo, Verde e Sucuriú, ressaltando a UPG do Pardo com o maior volume demandado. As UPG’s que mais outorgaram foram as do Miranda, Ivinhema e Pardo.

Palavras-chave


Outorga. Software livre. Bacia hidrográfica.

Texto completo:

PDF

Referências


ANA- Agência Nacional das Águas. Atlas Brasil. Disponível em:. Acesso em 23 de mai. 2018.

PNRH-Panorama do enquadramento dos corpos d’água do Brasil, e, Panorama da qualidade das águas subterrâneas no Brasil. Caderno de Recursos Hídricos. 5. Ed, Brasília: ANA. 2007.

BRASIL. Lei 9.433 de 8 de janeiro de 1997 Política Nacional de Recursos Hídricos. Diário Oficial da União, n.5, s. 1, p. 470, 1997. Disponível em:. Acesso em: 23 de mai. 2018.

IBGE. Censo. Disponível em:. Acesso em: 23 de mai. 2018.

MACHADO, P.A. L. Direito Ambiental Brasileiro. 20. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2012.

PNRH/MS- Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul. Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia. Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. 1. Ed, Campo Grande: UEMS. 2010.

QGIS, D. T. Quantum GIS geographic information system. Open source geospatial Foundation project, v. 45, 2011.




DOI: https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8564

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.