Confecção de velas aromatizadas e coloridas a partir da utilização do óleo vegetal residual como incentivo a educação ambiental
Palavras-chave:
Sustentabilidade , Reuso , Ambiente escolar , Curso de extensãoResumo
Óleos vegetais residuais geram um volume muito grande de resíduo que não pode ser descartado de qualquer maneira no ambiente, por isso, algumas alternativas para o reuso têm sido propostas, dentre elas a produção de biodiesel e de sabão caseiro. Entretanto, essas duas possibilidades apresentam muitos entraves. O biodiesel envolve um aparato de laboratório caro e muito conhecimento específico, já o sabão requer uma quantidade de soda cáustica durante o processo e este produto requer cuidado no manuseio, podendo causar queimaduras sérias. Nesse sentido, este trabalho propõe a aplicação de um questionário para investigar o conhecimento e comportamento dos estudantes sobre o óleo vegetal residual, bem como uma alternativa ambientalmente amigável para reutilizar óleo de cozinha, em que os participantes do curso realizaram a confecção de velas, as quais foram produzidas usando o óleo de cozinha residual, bem como (1) uso de essência artificial; 2) extrato da essência de citronela,para aromatizar as velas; (3) cera de abelha; e 4) parafina, para promover o endurecimento das velas. A partir de produtos simples e baratos, desenvolveu-se uma alternativa rápida e não perigosa para reuso do óleo, com enfoque na conscientização de que processos como este são importantes discutir a temática da educação ambiental.Downloads
Referências
BOBBIO, F.O.; BOBBIO, P.A. Química do processamento de alimentos. 3. ed. São Paulo: Varela, 2001.
COSTA NETO,P.R.; ROSSI, L.F.S.; ZAGONEL, G.; RAMOS, L.P. Produção de biocombustível alternativo ao óleo diesel através da transesterificação de óleo de soja usado em frituras. Química Nova, v. 23, n. 4, p. 531-537, 2000.
FERREIRA, A.B.H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008
NÓBREGA, G.A.; DANTAS, W.S.; SILVA, V.P. Percepção ambiental de donas de casa sobre o uso de produtos químicos em domicílios e estratégias sustentáveis. Holos, v.4, p. 47-73, 2010.
NUVOLARI, A. Esgoto sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, p. 520. 2011
REQUE, P.T.; KUNKEL, N. Quantificação do óleo residual de fritura gerado no município de Santa Maria-RS. Disciplinarum Scientia Naturais e Tecnológicas, v. 11, n. 1, p. 50-63, 2010.
SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura da Sabesp. 2009.
SANTOS, R.D.; et. al.Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.Arquivos Brasileiros de Cardiologia,v. 100,n. 1,supl. 3,p. 1-40,2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Giselle Giovanna do Couto de Oliveira, André Kioshi da Silva Nakamura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.