Jogos dramáticos e a promoção da igualdade étnica

João Evaldo Ghizoni Dieterich, Sandra Cristina Souza

Resumo


No Brasil, as escolas de ambos os níveis de ensino possuem dificuldades em trabalhar em sala de aula com a temática do respeito à diversidade étnica, devido à falta de recursos didáticos disponíveis para professores e de metodologias que sejam atrativas para os discentes. Falar desta questão atualmente torna-se necessário devido à grande repercussão de casos de bullying relacionados à etnia, envolvendo alunos de escolas públicas e particulares. Considerando estas questões, propomos neste projeto trabalhar com jogos dramáticos envolvendo discussões sobre diversidade étnica, a fim de produzir reflexões nos adolescentes envolvidos sobre suas ações cotidianas em relação a esta questão, já que jogos dramáticos abordam temas de maneira lúdica, oportuniza insights aos jogadores, desenvolvendo nestes a consciência sobre o respeito à diversidade étnica.

Palavras-chave


Respeito à diversidade étnica. Jogos lúdicos. Consciência pessoal.

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