Extensão e formação continuada de mediadores da leitura literária – tecendo diálogo com o projeto “Clube da leitura: a gente catarinense em foco”

Autores

  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Cristiane Silveira Cintra Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Extensão. Formação de Educadores. Leitura Literária. Formação de Leitores.

Resumo

Abordamos, neste texto, aspectos do projeto de extensão A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina, dialogando com o projeto “Clube da leitura: a gente catarinense em foco” referentes ao trabalho de formação continuada realizado no ano de 2011 (maio a novembro, com carga horária de 32 horas) com bibliotecárias, professoras e demais profissionais da educação do município de Florianópolis (SC). Esta experiência ocorreu em interlocução com um projeto já desenvolvido nessa Rede de Ensino denominado “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco” que tem como objetivo apresentar aos leitores e leitoras do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) a literatura produzida em Santa Catarina. Participaram da formação 12 professoras, 1 supervisora, 5 bibliotecárias e 1 auxiliar de biblioteca, contemplando 9 escolas. Entendemos a formação continuada, desenvolvida por meio das ações extensionistas aqui abordadas, como parte integrante e indissociável da política de leitura adotada pelo município de Florianópolis, em particular da mediação da leitura literária no espaço escolar por meio da leitura de títulos de autores de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, mediadores de leitura, leitura literária e formação de professores.

Simone Cristiane Silveira Cintra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil, pela Unimep Universidade Metodista de Piracicaba (1993). Possui mestrado (2002) e doutorado (2010) em Educação pela Unicamp Universidade Estadual de Campinas e duas especializações na área de Arte e Educação (ECA-USP, 1994; FE-Unicamp, 1998). Atualmente realiza estágio pós-doutoral junto ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvendo o projeto de pesquisa "Teatro, Literatura para a Infância e Prática Educativa: diálogo entre fazeres", sob a supervisão da professora Eliane Debus. Atuou como atriz e como professora de Educação Infantil, de Educação Artística e de Teatro na Educação Básica. Na Educação Superior, trabalhou como gestora de projeto de extensão, diretora de grupos de teatro universitário e docente em cursos de Licenciatura em Pedagogia e Arte. Em sua produção destacam-se os seguintes temas: formação de professores, memória, arte e infância, teatro, literatura para a infância.

Downloads

Publicado

2014-03-19

Como Citar

Debus, E. S. D., & Cintra, S. C. S. (2014). Extensão e formação continuada de mediadores da leitura literária – tecendo diálogo com o projeto “Clube da leitura: a gente catarinense em foco”. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 1(1), 79–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/2339

Edição

Seção

Artigos