Experiência de monitoria no ensino de Psicologia da Aprendizagem

Felipe Maciel dos Santos Souza, Lucas Bilche Gomide

Resumo


A monitoria acadêmica é uma atividade que insere o estudante universitário nas práticas de ensino durante a graduação. A Universidade é voltada para o ensino, pesquisa e extensão, ressaltando que os futuros profissionais que estão sendo preparados para o mercado de trabalho também têm a experiência docente como opção de carreira. Objetivou-se relatar experiências de monitoria na disciplina Psicologia da Aprendizagem, oferecida como disciplina obrigatória em um Curso de graduação em Psicologia do interior do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O recurso metodológico utilizado para a confecção deste trabalho foi o de revisão bibliográfica não sistematizada sobre as seguintes temáticas: a importância da prática da monitoria na formação acadêmica, a proposta da disciplina Psicologia da Aprendizagem, enfatizando a contribuição desta para a formação profissional e acadêmica, e a vivência do monitor. Observa-se que a monitoria é uma oportunidade ao graduando para experienciar as atividades acadêmicas por outro olhar, que ultrapassa a condição de aluno e também pode servir de processo mediador adicional entre o corpo discente e o corpo docente, sobretudo nas atividades práticas, a fim de facilitar a aprendizagem na disciplina.

Palavras-chave


Monitoria acadêmica; Análise do Comportamento; Aprendizagem; Ensino.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.