Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REALIZAÇÃO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

 

I NORMAS GERAIS

1. A Revista de Extensão e Cultura - RealizAção, editada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, tem como objetivo tornar público reflexões e resultados de ações de extensão e cultura desenvolvidas no âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.

2. A periodicidade da Revista será semestral e em cada número serão publicados oito trabalhos, que poderão ser apresentados nos idiomas português, espanhol e inglês. A seleção será realizada por meio de avaliação por profissionais com experiência em Extensão e Cultura Universitária.

3. Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Conselho Editorial e pelos consultores ad hoc e, no processo de seleção serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas.

4. O conteúdo dos trabalhos e sua revisão são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

5. A Revista de Extensão e Cultura - RealizAção está organizada nas seguintes partes:

- Artigos: textos analíticos resultantes de estudos e revisões sobre temas relacionados à extensão universitária ou de experiências desenvolvidas nas áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária, podendo ser: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Geração de Trabalho e Renda, Gênero e Economia Solidária, Igualdade Racial, Diversidade Étnica, Juventude, Terceira Idade. Os artigos deverão ter até vinte páginas, incluindo figuras, gráficos, tabelas, anexos e referências bibliográficas.

- Resenhas críticas: síntese ou análise crítica de obras relacionadas à Extensão e Cultura Universitária, publicadas nos últimos três anos, com até três páginas.

- Relatos de Experiências: relatos de experiências das ações de Extensão e Cultura, com até vinte páginas.

 

6. Os originais deverão ser enviados apenas em versão eletrônica, em formato Microsoft Word (doc, docx) ou BROff0ice (odt), não ultrapassando 10MB, por meio do sistema de submissão online, no site da UFGD/PROEX – link para a Revista de Extensão e Cultura da UFGD (http://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=realizacao), seguindo os parâmetros abaixo:

 

a) Fonte: Times New Roman, espaçamento 1,5, tamanho 12;

b) Configurações das margens em 2,5 cm para direita, esquerda, inferior e superior em formato de papel A4;

c) Caixa alta apenas para siglas (os títulos deverão ser sempre compostos de caixa alta e baixa);

d) Os recuos de parágrafos deverão ser de 1,5 cm.

 

7. Quanto à estrutura geral do trabalho, o mesmo deverá ter o seguinte formato:

a) título do trabalho em português e em inglês ou espanhol. Quando da apresentação do texto em inglês ou espanhol, o título deverá vir também em português; em caixa alta e centralizado;

b) nomes completos dos autores deslocados a direita;

c) nome da instituição e setor a que os autores estão vinculados;

d) endereço completo dos autores e e-mails para correspondência;

e) indicação do autor responsável pela troca de correspondência (destacar o nome em negrito);

f) resumo do trabalho em português e em inglês ou espanhol, com até 250 palavras. Quando da apresentação de texto em inglês ou espanhol, o resumo deverá vir também em português. Evitar apresentar somente uma versão produzida através de tradução eletrônica automática. Auxílio com um nativo da língua é recomendado; toda deficiência de qualidade produzirá demora no trâmite para publicação, se for aprovado. A Editoria se reserva o direito de devolver aos autores o manuscrito em caso de qualidade de texto muito baixa.

g) palavras-chave (até cinco) em português, inglês ou espanhol, separadas por vírgula, na língua original do trabalho. Não repetir palavras contidas no título;

h) títulos como Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências devem estar em caixa alta deslocados a esquerda no manuscrito;

i) o texto deverá ser justificado;

j) as notas devem ser marcadas com números no alto, à direita da palavra e colocadas ao final de cada página, com fonte tamanho 10;

k) as referências bibliográficas devem ser colocadas no final do texto (veja ítem 8);

l) Mapas e Fotografias: devem ser escaneados com a extensão bmp ou jpg e resolução de 300dpi, inseridas próximas ao texto a que fizer referência e não como anexos.

m) Tabelas e Gráficos: devem vir com a indicação quanto ao programa e a versão utilizada (somente formatos compatíveis com Windows), inseridos no texto, e não como anexos.

 

8) Forma de citação das referências no texto e na lista de referências:

a. nas citações textuais:

... (SOUZA et al., 2003; ROCHA, 2003).

...Souza et al. (2003), Rocha (2003) e Rocha e Falcão (2006)...

b. Na lista de referências, citar teses, dissertações e trabalhos em eventos apenas em caso de extrema relevância.

c. A lista referências ao fim do artigo devem seguir os modelos abaixo:

- Livros:

SIMÕES, C. Curso de direito do serviço social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

- Capítulos ou parte de uma obra:

ROCHA, R.M.G. Extensão universitária: momento de aplicação do conhecimento e de intercâmbio de saberes na relação universidade sociedade? In: THIOLLENT, M. et al. (Orgs.). Extensão universitária: conceitos, métodos e práticas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão, 2003.

THIOLLENT M.A. Metodologia participativa e sua aplicação em projetos de extensão universitária. In: THIOLLENT, M.A.; ARAUJO FILHO, T.; SOARES, R.L.S. (Eds.). Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói, RJ: Eduff, 2000, p.19-28.

- Artigos em revistas:

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R. A concretização de políticas públicas em direção à prevenção da violência estrutural. Ciência e Saúde Coletiva, v. 4, n. 1, p. 53-69, 1999.

ROCHA, V.X.M; FALCÃO, E.F. Instrumento metodológico para articulações iniciais do estágio nacional de extensão em comunidades (ENEC)/ vivências e estágios em educação popular em saúde da UFPB (VEPOP) e início de abordagem de trabalho junto com as comunidades. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 4, n. 2, p. 19-25, 2006.

- Evento como um todo:

ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 18, 2002, Florianópolis. Anais...Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, 2002.

- Trabalho apresentado em evento:

JÁCOME, M.I. Práticas Alfabetizadoras para a EJA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1, 2002, João Pessoa. Resumos...João Pessoa: UDUFPB, 2002.

- Dissertação/Tese:

CUNHA, L.S. O mal estar da Universidade: a tensão dos anos 90. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2001.

- Documento em formato eletrônico: os endereços eletrônicos fornecidos não devem ser genéricos, e sim remeter diretamente ao documento.

IBGE. Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 abr. 2003.

- Leis ou normas

BRASIL. Resolução No 466 de 12 de dezembro 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Diário Oficial da União, n. 12, s. 1, p. 59, 2013. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/resolucoes/resolucoes.htm >. Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Subitem 3.3. alterada(o) por: Resolução RDC nº 123, de 13 de maio de 2004. Diário Oficial da União, n. 92, s. 1., p. 41-42, 2003a. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/393963/RDC_123.pdf/01b5df4e-0308-44fd-ad3c-76382398b8fd > Acesso em: 13 jul. 2016.

 

II POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Além disso, no momento de avaliação, a identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todo material submetido à RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura - deverá ser uma contribuição original e inédita, e não podendo estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Reservam-se aos seus autores todos os direitos de autoria, podendo ser citada partes ou todo, conforme normas da ABNT.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura - serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Além disso, no momento de avaliação, a identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.