Políticas Editoriais

Foco e Escopo

RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura - (ISSN 2358-3401), editada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados –PROEX/UFGD, tem como objetivo tornar público reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas no âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.

A periodicidade da RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura - será semestral e em cada número serão publicados o número mínimo de oito trabalhos: artigos, resenhas, relatos de experiencias, que poderão ser apresentados nos idiomas português, espanhol e inglês. A seleção será realizada por meio Edital de Fluxo Contínuo, e avaliado por pares: profissionais com experiência em Extensão Universitária.

As áreas temáticas de abrangência da Realização - Revista Online de Extensão e Cultura são: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Geração de Trabalho e Renda, Gênero, Economia Solidária, Igualdade Racial, Diversidade Étnica, Juventude e Terceira Idade.

Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Conselho Editorial e por consultores ad hoc e, no processo de seleção, serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas.

A RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura - está organizada nas seguintes partes:

Entrevistas: A cada edição será incluída uma reportagem especial, entrevistando a personalidades de relevantes trabalhos e experiências profissionais nas áreas de Extensão e Cultura.

Em Destaque: Espaço disponível para apresentação ou divulgação de ações de extensão e cultura desenvolvindos pela UFGD, que possuam relevância em âmbito local, regional e nacional.

Artigos: textos analíticos resultantes de estudos e revisões bibliográficas sobre temas relacionados à extensão universitária, cultura, ou de experiências desenvolvidas nas respectivas áreas temáticas. 

Resenhas críticas: síntese ou análise crítica de obras relacionadas à Extensão Universitária, publicadas nos últimos três anos.

Relatos de Experiências: relatos de experiências das ações de extensão e cultura, desenvolvidos em ambito local, regional e nacional.

Produções Artísticas e Culturais: Espaço destinado a publicação de poesias, crônicas, peças teatrais, inéditas e de própria produção.

 

Políticas de Seção

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

VI SEREX - SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO DO CENTRO-OESTE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos à REALIZAÇÃO - Revista Online de Extensão e Cultura - serão avaliados pelo Conselho Editorial e por consultores ad hoc, em número de dois, e não havendo consenso para a publicação, será submetido à uma terceira análise.

Na avaliação dos trabalhos submetidos serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas, sendo encaminhados para publicação aqueles que alcançarem maior score.

 

Periodicidade

Os trabalhos submetidos à RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura poderão ter autores e co-autores.

As publicações ocorrem semestralmente, com número mínimo de 8 trabalhos em cada edição;

A cada ano será publicado Edital de Fluxo contínuo, estabelecendo normas específicas para a submissão de trabalhos de Extensão e Cultura;

São permitidas submissões de trabalho em qualquer época do ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, além de proporcionar maior democratização mundial do conhecimento, além do propósito de divulgação das ações de extesão e cultura realizadas em âmbito local, regional, nacional e internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

RealizAção - Revista de Extensão e Cultura

A RealizAção - Revista Online de Extensão e Cultura, tem como objetivo tornar público as reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas no âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.