v. 5 n. 7 (2017): “Diálogos Interdisciplinares da Antropologia”

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Organizadores: Noêmia Moura (noemiamoura@ufgd.edu.br) e Alexandre Coello (alex.coello@upf.edu)

Desde as suas origens, a relação entre a antropologia e as ciências humanas, principalmente a história, tem oscilado. No século XIX, a questão da mudança foi central para os grandes pensadores clássicos das ciências sociais. A emergência da sociedade industrial, a transição para a modernidade, a formação de impérios levantaram muitas indagações para autores como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Certamente, a base da filosofia da história da maioria deles, como Marx ou Durkheim, iniciada a partir de visões lineares de tempo, compartilhara princípios evolutivos ou a própria ideia de progresso. Nesse cenário, significativos são os adeptos do que tem sido chamado de "teoria das duas águas", ou seja, um modelo explicativo da transição de sociedades tradicionais baseadas em laços comunitários para as sociedades modernas com base em noções de estruturas individuais e de estratificação social. Para entender esta divisão arbitrária entre a antropologia e a história, é necessário aprofundar tanto as questões teóricas e os fundamentos filosóficos dos diferentes paradigmas, quanto os aspectos políticos e históricos que a constitui. Nas palavras de Eric R. Wolf (Europe and the People Without History, 1982) torna-se importante repensar as sociedades e as culturas não como unidades separadas, mas como parte de uma história comum. Nas últimas décadas, a antropologia tem intensificado diálogos com outras disciplinas (a geografia,  a sociologia, a história da arte, dentre outras). O objetivo deste dossiê, portanto, é congregar pesquisas-escritos que tenham como foco os enlaces da antropologia com as ciências humanas, privilegiando a (re) produção de conhecimentos (interdisciplinares) sobre os povos indígenas do Brasil e de outros países.


Publicado: 2017-12-22

Apresentação do Dossiê

  • Diálogos interdisciplinares da Antropologia

    Noêmia Moura, Alexandre Coello de La Rosa
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7720

Artigos do Dossiê

  • O dilema do multiculturalismo

    Alexandre Coello de La Rosa
    7-23
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7722
  • Entre a Antropologia e a História: alguns pressupostos teórico-metodológicos no estudo das religiosidades Terena

    Noêmia dos Santos Pereira Moura, Rosalvo Ivarra Ortiz
    24-44
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7758
  • Apontamentos sobre a economia da borracha e a exploração da mão de obra indígena em Rondônia

    Carlos Alexandre Barros Trubiliano
    45-63
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7789
  • Rondônia, um trecho do grande cerco de paz: história indígena, escrita da tutela indigenista e historiografia dos pioneiros

    Eliaquim Timóteo da Cunha
    64-90
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7797
  • Territorialidade e demarcação de terras indígenas no Tocantins: o histórico dos Karajá do Norte

    Daíse Alves, Martha Victor Vieira
    91-114
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7798
  • “Os indígenas são complicados”: uma análise da situação carcerária de apenados indígenas em Naviraí - MS

    Eliciel Freire de Salles
    115-138
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7799
  • Formação, pesquisa e práticas no contexto da educação escolar indígena: as ações do Pibid Diversidade no povo Xukuru do Ororubá

    Jaqueline Barbosa da Silva
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7800
  • Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em contexto indígena

    Marina Oliveira Barboza Brandão
    160-187
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7801