O ensino de Geografia em área de fronteira: uma análise a partir das práticas docentes em escolas estaduais de Amambai (MS)

Autores

  • Patricia Franco Luciano Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Tendo em vista as características culturais do município de Amambai (MS), próprias de sua condição fronteiriça, o presente artigo objetivou identificar e analisar as práticas docentes para o desenvolvimento de temas e questões que envolvam os conceitos de território, lugar e fronteira dos professores de Geografia de algumas escolas estaduais da cidade, trazendo à baila as dificuldades dos docentes quanto às questões socioculturais inerentes às escolas em área de fronteira. A metodologia e técnicas de pesquisa utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de um questionário aos docentes. Como síntese à análise dos dados coletados, apresentamos no último item deste artigo uma discussão referente ao pronunciamento dos professores em interlocução com as características das escolas pesquisadas, cujo panorama indica para uma superação de posicionamentos discriminatórios e a promoção da valorização da dignidade humana no processo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Franco Luciano, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Luciano, P. F. (2015). O ensino de Geografia em área de fronteira: uma análise a partir das práticas docentes em escolas estaduais de Amambai (MS). MovimentAção, 2(3), 71–85. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4264