Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo: o movimento indígena na Colômbia

Autores

  • Mauricio Alejandro Diaz Posgrado no programa de Historia UFES - FAPES.

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7531

Resumo

O artigo propõe realizar uma aproximação histórica ao moderno movimento indígena na Colômbia e por outro lado conceitual, e discutir as novas formas de representação das lutas pela identidade étnica na década 1990. Procurando uma análise que resgate a produção sócio antropológica daqueles estudos que rompem com o essencialismo do conteúdo e, alcance, ou, se aproximem ao caráter processual e dinâmico da configuração das novas identidades de base étnica na Colômbia no século XX.  Nesta configuração está relacionado com a revitalização histórica da memória cultural indígena, sua luta política pela terra, o diálogo interétnico e intercultural e a identificação com o território como lugar de origem e reprodução da cosmovisão indígena. Pois, nos novos discursos de afirmação étnica observamos uma tensão permanente entre o Estado e os territórios indígenas, as políticas multiculturalistas e a interculturalidade das organizações indígenas. No caso colombiano, esta tensão se manifesta em um contexto social de conflito permanente e violência generalizada. Os territórios das comunidades indígenas, têm de conviver com a guerra entre os atores armados e a presença ameaçadora de empresas multinacionais interessadas nos bens ambientais e recursos minerais. O cenário de violência e o não cumprimento dos direitos étnicos são temas que projetam os discurso e ações dos seus dirigentes do movimento indígena colombiano, frente aos dilemas do novo Estado multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Alejandro Diaz, Posgrado no programa de Historia UFES - FAPES.

Doutorando no Programa de posgraduacao em Historia da Universidade Federal de Espirito Santo, bolsista FAPES. Mestrado em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional de San Martin. Buenos Aires, Argentina. Teses: INDI WASI. La casa del Sol. Una etnografía sobre Naturaleza y Territorio en el piedemonte Amazónico. 2011. Graduado em Antropologia na Universidade nacional da Colômbia. Faculdade de Ciências Humanas. Teses: A Ecologia Sagrada em Bogotá, os Novos Movimentos Religiosos Urbanos. 2006.
Vencedor bolsa de estudos para pesquisa Concurso: "A natureza, sociedade e território na América Latina e no Caribe" Programa de Becas CLACSO-Asdi de promoção de investigação social 2006-2008 pesquisadores da América Latina e do Caribe.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Diaz, M. A. (2017). Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo: o movimento indígena na Colômbia. MovimentAção, 4(06), 203–222. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7531