O movimento indígena e os aspectos religiosos da luta Guarani: Ensaio Fotográfico dos Nanderu'i das terras retomadas no Oeste do Paraná

Autores

  • Paulo Humberto Porto Borges Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do Curso de Pedagogia.

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7373

Resumo

Este breve ensaio tem como objetivo apresentar a fotografia como representação e visibilidade dos chamados rexadores Guarani das aldeias retomadas do oeste do Paraná. Atualmente existem 21 aldeamentos ainda esperando por reconhecimento por parte da FUNAI e do estado brasileiro, nestas áreas encravadas em meio a platançoes de soja e propriedades privadas as comunidades indígenas resistem fortalecidas por suas lideranças espirituais. A grande concentração destas pequenas comunidImagem 3. Coral Guarani na comunidade de Tekoa Aty Mirim/Município de Itaipulândia por ocasião do 19 de abril “Dia do Índio” com a presença de diversas lideranças políticas indígenas e não-indígenas na comunidade. As manifestações culturais seguem tendo forte viés de afirmação política e étnica para a sociedade envolvente.

Imagem 1. Cacique e xamõi Raul Medina no Tekoa Yvyraty Porã/Município de Terra se preparando para ir a Guaíra participar de mais uma reunião com demais lideranças indígenas a respeito da demarcação territorial.

Imagem 2. Cacique Libório sendo abençoado por diversas lideranças e rezadores na casa de reza do Tekoa Nhemboete/Municipio de Terra Roxa para que Ñanderu lhe iluminando dando força para seguir lutando pelos direitos de seu povo.

Imagem 3. Coral Guarani na comunidade de Tekoa Aty Mirim/Município de Itaipulândia por ocasião do 19 de abril “Dia do Índio” com a presença de diversas lideranças políticas indígenas e não-indígenas na comunidade. As manifestações culturais seguem tendo forte viés de afirmação política e étnica para a sociedade envolvente.

Imagem 4. Manifestação no Tekoa Marangatu/Município de Guaira com a participação de diversas lideranças religiosas Guarani com intuito de entregar ao Ministério Público Federal relatório sobre a violação dos direitos indígenas na região de Guaíra.

Imagem 5. Mulheres Guarani na casa de reza do Tekoa Vy'a Renda/Município de Santa Helena batendo o takuapy (instrumento indígena específico para a utilização das mulheres da comunidade) durante cerimônia religiosa com a presença de diversos caciques Guarani.

Imagem 6. Reunião de rezadores no Tekoa Y Hovy/Município de Guaíra com a presença de entidades indigenistas para discutir a questão territorial na região.

Imagem 7. Promotor do Ministério Público Federal de Guaíra Dermeval Vianna sendo abençoado pelos xamõi Guarani no Tekoa Marangatu/Município de Guaira para que continue defendendo os direitos constitucionais indígenas contra a violência dos ruralistas.

Imagem 8. Reunião da casa de reza do Tekoa Vya’ Renda/Município de Santa Helena, no momento da fala da liderança Guarani Francisco Alves a respeito da questão territorial no município e as terras alagadas indígenas pela Itaipu.

Imagem 9. Reza no Tekoa Mirim/Município de Guaíra após reunião de lideranças indígenas com a presença do Ministério Público Federal e a FUNAI.

Imagem 10. Xamõi Claudio Bogado na comunidade Tekoa Mokoi Joegua organizando o início da reza e abençoando a presença das lideranças políticas presentes: em pauta a antiga aldeia de Dois Irmãos submersa pela subida das águas da Itaipu.

Imagem 11. Retrato do Xamõi Agostinho da comunidade Tekoa Añetete/Município de Diamante do Oeste, liderança histórica do povo Guarani que segue reivindicando suas áreas alagadas desde a subida das águas da Itaipu em 1982.

Imagem 12. Xamõi Claudio Bogado e sua esposa Amália em sua casa reza no Tekoa Mokoi Joegua/Município de Santa Helena. Atualmente cada vez mais as mulheres Guarani vem tomando a frente de luta em defesa suas comunidades, em especial, como Amália que a exemplo de seu marido também é uma liderança espiritual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Humberto Porto Borges, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do Curso de Pedagogia.

Doutor em Educação pela UNICAMP, docente do curso de Pedagogia da UNIOESTE e coordenador do Observatório Social dos Povos Indígenas do Oeste do Paranã www.oguataregua.com.br

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Borges, P. H. P. (2017). O movimento indígena e os aspectos religiosos da luta Guarani: Ensaio Fotográfico dos Nanderu’i das terras retomadas no Oeste do Paraná. MovimentAção, 4(06), 223–233. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7373