Elementos de contribuição para pensar a forma particular de ser do imperialismo norte-americano

Autores

  • Leonardo Sartoretto Unesp - Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho.

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v5i09.7322

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater a modalidade americana do imperialismo. Diferenciando-se das variantes europeias, sua forma particular de ser imperialista tende a se vestir sob uma roupagem mais acordada com sua autorreferência de nação paladina democrática. Baseando-se em uma estratégia de autoproteção, isolacionismo e desconfiança, somente após completar sua integração continental é que o capitalismo americano vai participar de fato da política mundial. Tendo que obedecer àquele pressuposto, suas transformações monopolistas que surgem ao fim do século XIX, organizações de clivagem vertical, vão incursionar na peleia imperialista em formas mais coetâneas com a lógica interna burguesa de dependência econômica, como o caciquismo local e protetorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Sartoretto, Unesp - Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho.

Leonardo Sartoretto é mestre em Ciências Sociais, pela UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília pela Linha 3 "Determinações do mundo do trabalho". Também é graduado pela mesma instituição nas modalidades licenciatura e bacharel, com enfase em ciência política. Durante a graduação atuou como bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência). Seus estudos se concentram nas seguintes áreas: Crise de hegemonia agrário-exportadora e "Revolução de 1930"; Formação econômico-social brasileira; Pensamento de Caio Prado Júnior e autocracia burguesa no Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Sartoretto, L. (2018). Elementos de contribuição para pensar a forma particular de ser do imperialismo norte-americano. MovimentAção, 5(09), 139–160. https://doi.org/10.30612/mvt.v5i09.7322