Financiamento da política de assistência social sob a ótica do gestor municipal

Autores

  • Vaena Martins Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

RESUMO

O presente artigo visa problematizar um tema relevante para condução da Política de Assistência Social, que versa sobre a complexidade de gestar recursos de ordem pública, que por sua vez, acaba por obliterar sua efetivação. Ressaltando o papel do gestor municipal como meio de minorar tais entraves. No entanto aspectos econômicos e culturais inferem nessa dinâmica que acaba por culminar na não efetivada das ações de cunho socioassistencial. Diante disso se percebe o crescimento quantitativo de equipamentos públicos, principalmente e Proteção Social Básica, em detrimento da qualidade na oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios. Cultiva-se a hipótese que no caso do gestor municipal deve-se partir da necessidade do fortalecimento enquanto categoria através de capacidades crítica e de mediação. De modo a superar a condução da PNAS como fonte de benemerência e caridade, mas principalmente de ampliar as perspectivas do conceito de politica de direito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vaena Martins, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Serviço Social; MBA em Gestão da Política de Assistência Social; Mestranda pelo Programa Pós Graduação em Desenvolvimento Social, UNIMONTES (Bolsista CAPES) e representante discente. Experiência profissional na área da assistência social (CRAS e Proteção Social Básica) , supervisão de campo de estágio, tutoria a distância, plataforma moodle, docência no ensino superior, grupos socioeducativos, gestão de pessoas, projetos de intervenção, plano de ação e prestação de conta.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Martins, V. (2015). Financiamento da política de assistência social sob a ótica do gestor municipal. MovimentAção, 2(3), 108–121. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4435