Protagonismo de mulheres indígenas no espaço de poder: resistência e superação

Autores

  • Danielly Coletti Duarte

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.9475

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inserção da mulher indígena de etnia Terena no espaço de poder e tomada de decisão, no município de Campo Grande – MS. Ao atacar o problema da inserção, que pode ser marginal ou protagonista, das indígenas nestes espaços institucionais, sob o viés da Antropologia Feminista, fica em evidência a necessidade de maior participação feminina nestas áreas. Perspectiva possibilitada mediante a pesquisa de campo com uma liderança Terena. Este trabalho apresenta sua relevância ao destacar o sujeito feminino e étnico atuando nas esferas de poder, é um estudo inovador com o intuito de ampliar a bibliografia dentro da temática local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Coletti Duarte

Especialista em Antropologia e história dos povos indígenas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; bacharela em Relações Internacionais, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Duarte, D. C. (2017). Protagonismo de mulheres indígenas no espaço de poder: resistência e superação. MovimentAção, 4(06), 20–44. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.9475