Reserva de Caarapó: as tentativas passadas e atuais de retekoharizar o espaço

Autores

  • Elemir Soare Martins Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7537

Resumo

A presente pesquisa procura entender as transformações no espaço e na sociedade dos Kaiowá de Te’yi Kue. Trata-se de um local ocupado por uma parentela –te’yi, que teve parte e seu território demarcado como Reserva Indígena pelo Serviço de Proteção ao Índio. A partir da demarcação, o Estado atuou implantando políticas públicas com o objetivo de assimilar os indígenas, que reagiram de diversas formas. A reserva serviu também para recepcionar inúmeras comunidades deslocadas de seus territórios. Com o tempo configurou-se uma população com origens diversas, Kaiowá e Guarani, oriundos de diversos locais. O artigo discute aspectos dessa configuração, da relação com as agências públicas e da sociedade civil que atuam na reserva, bem como o esforço dos indígenas em retomar sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elemir Soare Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Ava Guarani Ñandeva. Falante da língua Guarani fluentemente. Graduado pelo Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu na área de Ciências Humanas, turma 2012, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi pesquisador do Observatório da Educação Escolar Indígena entre 2013 a 2016 pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pesquisador na área de história indígena, antropologia e filosofia.
E-mail:elemirs.martinsufgd@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Martins, E. S. (2017). Reserva de Caarapó: as tentativas passadas e atuais de retekoharizar o espaço. MovimentAção, 4(06), 45–70. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7537