A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD

Autores

  • Gustavo Cravo UFF
  • Marcel Albuquerque UFF
  • Marcus Vinicius Almeida UFF

Resumo

Ainda que a Sociologia possua um espectro de cores amplo no que concerne suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seu tempo primevo, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por todo – ou quase, sejamos devidamente céticos – corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, por que não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o individualismo metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012, para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção – em algum nível, arbitrária – de abordagens e recortes que deflagram pré-noções dos responsáveis pelo material didático. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo, UFF

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ. Especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ. Professor do magistério público estadual do RJ. Mestrando em Ciência Política UFF.

Marcel Albuquerque, UFF

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFF. Professor do ensino médio de Sociologia nas redes pública e particular no RJ. Mestrando em Ciência Política UFF.

Marcus Vinicius Almeida, UFF

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFF. Mestrando em Ciência Política UFF.

Downloads

Publicado

2014-10-14

Como Citar

Cravo, G., Albuquerque, M., & Almeida, M. V. (2014). A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD. MovimentAção, 1(1), 43–55. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426