Feminismos e violências de gênero: paradoxos e ambiguidades na aplicação da Lei Maria da Penha pelo sistema de justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v6i10.10657

Palavras-chave:

Movimentos Feministas. Violências de Gênero. Operadores do Direito. Justiça.

Resumo

A aposta política que os movimentos das mulheres e feministas têm realizado ao eleger os ordenamentos jurídicos como uma estratégia central no combate à “violência doméstica e familiar contra a mulher”, coloca em pauta a necessidade de monitorar as estratégias que os operadores do direito utilizam na aplicação dos dispositivos da Lei Maria da Penha. Assim, a presente artigo aponta elementos para a compreensão de como  operadores do direito tem utilizado a Lei 11.340/2006 no tratamento da “violência doméstica e familiar contra a mulher”. Essa pesquisa descrever o campo de práticas e saberes em torno da aplicação dessa norma jurídica na dinâmica de atendimento da 3ª Vara Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Metropolitana de Florianópolis, quando ainda não haviam sido criados os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Santa Catarina. Nesse estudo, apresentamos as tensões, ambigüidades e particularidades evidenciadas tanto nas interpretações jurídicas quanto em seus desdobramentos nas práticas institucionais, visando apontar elementos reflexivas de como se dava a atuação dos operadores do direito em uma instituição da justiça, e como ela se situava em relação às reivindicações políticas dos movimentos feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Nichnig, Universidade Federal da Grande Dourados

Claudia Regina Nichnig é historiadora e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Estudos de Gênero, e pós-doutora em História e Antropologia Social. Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. É professora visitante no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, feministas e sexualidades; feminismos no Brasil; família no Brasil contemporâneo; gênero e direito, conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, conjugalidades e homoparentalidades no Brasil e na França, violências de gênero, migrações, pesquisa e ensino em História. 

Regina Ingrid Bragagnolo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, políticas públicas, violências e infância.

Referências

AQUINO, Silva de. Violências de gênero e masculinidades: conquistas e desafios da Lei Maria da Penha. In: TORNQUIST, Carmen S.; COELHO, Clair C.; LAGO, Mara Coelho S; LISBOA, Teresa. Leituras de Resistência: corpo, violência e poder. Vol. II. Florianópolis, Ed. Mulheres, 2009.

AZEVEDO, Maria Amélia. Mulheres espancadas. São Paulo, Ed. Cortez, 1985.

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli. Sistema penal e violência de gênero: análise sócio jurídica da Lei 11.340/06. Sociedade e Estado, 2008, v. 23, n. 1, p. 113-135.

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli. (org) Relações de gênero e sistema penal: violência e conflitualidade nos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2011.

BANDEIRA, Lourdes e SUÁREZ, Mireya (orgs). Violência, Gênero e Crimes no Distrito Federal. Brasília, Editora UNB, 1999.

BARSTED, Leila Linhares. O avanço legislativo no enfrentamento da violência contra as mulheres. In: LEOCADIO, Elcylene e LIBARDONI, Marlene (orgs). O desafio de construir redes de atenção às mulheres em situação de violência. Brasilia, Ed. AGENDE - Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, 2006.

BLAY, Eva Alterman. Gênero e Políticas Públicas ou Sociedade Civil, Gênero e Relações de Poder. In: SILVA, Alcione Leite da; LAGO, Mara Coelho de Souza; RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Falas de Gênero: teorias, análises, leituras. Florianópolis, Ed. Mulheres, 1999.

BLAY, Eva Alterman.. Assassinato de mulheres e direitos humanos. São Paulo, Ed. USP, 2008.

BRASIL. Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Brasília.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil Brasileiro. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha.

CAMPOs, Carmen Hein de. Razão e Sensibilidade: teoria feminista do direito e Lei Maria da Penha. In: CAMPOS, Carmen Hein de. (org.) Lei Maria da Penha comentada em uma perspectiva jurídico-feminina. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Luís Roberto. A dimensão simbólica dos direitos e a análise de conflitos. Revista de Antropologia da USP. Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2010, vol. 53 n.2, julho-dezembro.

CORRÊA, Mariza. Morte em família: representações jurídicas de papéis sexuais. Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1983.

CORRÊA, Mariza. Os crimes da paixão. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1981.

DEBERT, Guita Grin. Quando a vítima é mulher. Brasília, Ed. Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 1987.

DEBERT, Guita Grin. As delegacias de defesa da mulher: judicialização das relações sociais ou politização da justiça? In: CORREA, Mariza e SOUZA, Erica Renata de (orgs). Vida em família: uma perspectiva comparativa sobre “crimes de honra”. Campinas, SP, Ed. Pagu, 2006.

DEBERT, Guita Grin; BERALDO DE OLIVEIRA, Marcella. Os modelos conciliatórios de solução de conflitos e a "violência doméstica". Cad. Pagu, Campinas, vol. n. 29, 2007.

DEBERT, Guita Grin; GREGORI, Maria Filomena. Violência e gênero - novas propostas, velhos dilemas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2008, vol. 23, n. 66 fevereiro.

FERNANDES, Maria da Penha. Sobrevivi... posso contar. Fortaleza: Edição do autor, 1994.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Trad. Vera Mello Joscelyne. 5. ed. Petrópolis, Ed. Vozes, 1997.

GOYENECHE, Priscila Larratea. Lei Maria da Penha do papel à implementação: concepções sobre violência contra a mulher presentes nos operadores do sistema de justiça. Dissertação de Mestrado. Orientadora Teresa Kleba Lisboa. Programa de Pós Graduação em Serviço Social. Florianópolis, 2010.

GOMES, Carla de Castro. A Lei Maria da Penha e as práticas de construção social da “violência contra a mulher em um juizado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Orientadora Bila Sorj. Rio de Janeiro, UFRJ/ IFCS, 2010.

GOMES, Carla de Castro. A operação da Lei Maria da Penha e a construção social da “violência contra a mulher” em um juizado do Rio de Janeiro. Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis, 23 a 26 de agosto de 2010a.

GREGORI, Maria Filomena. Cenas e queixas: um estudo sobre as mulheres, relações violentas e prática feminista. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1993.

GREGORI, Maria Filomena. Velhas e Novas Violências Contra a Mulher: 15 Anos de Lutas e Estudos Feministas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 1994, v. ESP., p. 473-484.

GREGORI, Maria Filomena. Rimando amor e dor: reflexões sobre a violência no vínculo afetivo-conjugal. In: PEDRO, Joana M. e GROSSI, Miriam Pillar. Masculino, Feminino, Plural – gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis. Ed. Mulheres, 1998.

GREGORI, Maria Filomena; MINELLA, Luzinete Simões; LOSSO, Juliana Cavilha Mendes. Gênero e violência – pesquisas acadêmicas brasileiras (1975-2005). Florianópolis, Ed. Mulheres, 2006.

GREGORI, Maria Filomena. Ajudando a iluminar o caminho das pesquisas sobre gênero e violência. In: GROSSI, Miriam, MINELLA, Luzinete Simões; LOSSO, Juliana Cavilha Mendes. Gênero e violência – pesquisas acadêmicas brasileiras (1975-2005). Florianópolis, Ed. Mulheres, 2006.

GREGORI, Maria Filomena; MIGUEL, Sônia. A trajetória do conceito de gênero nos estudos sobre a mulher no Brasil. Calhamaço, nº 2, 1995.

HEILBORN, Maria Luiza. Mulher e violência. In : VELHO, Gilberto e ALVITO, Marcos (org) Cidadania e Violência. Rio de Janeiro, Ed. da UFRJ, 1996.

IZUMINO, Wania Pasinato. Justiça para todos: os Juizados Especiais Criminais e a violência de gênero. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanos, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, 2003.

IZUMINO, Wania Pasinato. Direitos civis e direitos humanos: uma tradição judiciária prérepublicana? São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2004, n. 18, p. 49-59.

LE ROY, Etienne. La révolution de la juridicité une réponse à la mondialisation. Conferência do Encontro Nacional de Antropologia do Direito – ENADIR, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 31 de outubro de 2011.

MACIEL, Débora Alves. Ação coletiva, mobilização do direito e instituições políticas - o caso da Campanha da Lei Maria da Penha. Revista Brasileira de Ciências Sociais - vol. 26, n° 77, 2011.

MÉTAYER, Michel. Vers une pragmatique de la responsabilité morale. Lien Sociel et Politiques, n 86, 2001, p. 19-30.

OLIVEIRA, Carlos Gomes de. Saber Calar, Saber Conduzir a Oração: a Administração de Conflitos num Juizado Especial Criminal do DF. Dissertação de Mestrado. Brasília, DAN/UnB, 2005.

PASINATO, Wânia. Avanços e obstáculos na implantação da Lei 11.340/2006. CAMPOS, Carmen Hein de, organizadora. Lei Maria da Penha comentada em uma perspectiva jurídico-feminina. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

RIFIOTIS, Theophilos. Violência policial e imprensa: O caso da Favela Naval. São Paulo, São Paulo em Perspectiva, v. 13, n. 4, p. 28-41, out./dez, 1999.

RIFIOTIS, Theophilos. As Delegacias Especiais de Proteção à Mulher no Brasil e a judiciarização dos conflitos conjugais. Antropologia em Primeira Mão. Florianópolis, 2003, vol. 63, p. 1-26.

RIFIOTIS, Theophilos. Direitos Humanos: Sujeitos de direitos e direitos dos sujeitos. In: SILVEIRA, R; DIAS, A; GUERRA, L; ZENAIDE M.N.T. (orgs). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico metodológicos. João Pessoa, Ed. Universitária, 2007.

RIFIOTIS, Theophilos. CASTELNUOVO, Natalia (orgs). Antropologia, violência y justicia – repensando matrices de la sociabilidad contemporânea en el campo del gênero y de la família. Buenos Aires, Ed. Antropologia, 2011.

RIFIOTIS, Theophilos. Parricido: padres e hijos en el tribunal de justicia de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil). In: RIFIOTIS, Theophilos; CASTELNUOVO, Natalia (orgs) Antropologia, violência y justicia – repensando matrices de la sociabilidad contemporânea en el campo del gênero y de la família. Buenos Aires, Ed. Antropologia, 2011.

RIFIOTIS, Theophilos. Violência de gênero o Brasil contemporâneo. In: SAFFIOTI, Heleieth e Muñoz-Vargas, Monica. Mulher Brasileira é assim. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos e UNICEF, 1994.

RIFIOTIS, Theophilos. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SANTOS, Washington dos. Dicionário Jurídico Brasileiro. Belo Horizonte, Ed. DelRey, 2001.

SECRETARIA ESPECIAL DE POLITICAS PARA AS MULHERES. Enfrentamento à violência contra a mulher. Balanço das ações. 2006‑ 2007. Brasilia: Secretaria Especial de Politicas para Mulheres/Presidencia da Republica. 2007.

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Controlando o poder de matar: uma leitura antropológica do Tribunal do Júri - ritual lúdico e teatralizado. Doutorado em Ciência Social - Antropologia Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Nichnig, C. R., & Bragagnolo, R. I. (2019). Feminismos e violências de gênero: paradoxos e ambiguidades na aplicação da Lei Maria da Penha pelo sistema de justiça. MovimentAção, 6(10), 112–129. https://doi.org/10.30612/mvt.v6i10.10657

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)