Patriarcado e capital: uma união letal para as mulheres

Autores

  • Bruna Aparecida Azevedo Gayozo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Danielly Fernanda Azevedo Santos Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v6i10.10552

Palavras-chave:

Violência, Patriarcado e Capitalismo.

Resumo

A persistência da violência a que as mulheres são submetidas diariamente no Brasil nos indica que este é um problema estrutural e que não se concentra no lócus das relações pessoais apenas. Existe todo um sistema complexo de relações que contribuem e se beneficiam da manutenção do status de inferioridade ao qual fomos educadas. Os corpos femininos são domesticados por uma organização entre sistema capitalista e patriarcado, de forma que todas as transgressões que fogem do que é vantajoso para este sistema é punido violentamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Azevedo Gayozo, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Ciências Sociais pela UFGD, mestre em Sociologia, professora na rede Estadual de Mati Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante na area de violência Doméstica, ativista do Movimento Mulheres em Ação-Caarapó.

Referências

FEDERICI, SILVIA. (2017) Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. Tradução de Coletivo Sycorax, São Paulo,Elefante.

MELIASSOX, Claude. (1975) Mujeres, graneros y capitales: Economía doméstica y capitalitales. Traducción: Oscar del Barco, Siglo Veintiuno Editores Mexico.

SAFFIOTI, Heleieth I.(2004) B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero e Patriarcado: a necessidade da violência.(2005) In: MARTÍN,Marcia; OLIVEIRA,Suely. (org.)Marcadas a Ferro: violência contra a mulher uma visão interdisciplinar, Brasília: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Gayozo, B. A. A., & Santos, D. F. A. (2019). Patriarcado e capital: uma união letal para as mulheres. MovimentAção, 6(10), 23–30. https://doi.org/10.30612/mvt.v6i10.10552