Reaproximação, revolução e desenvolvimento: um balanço das relações Brasil-Cuba

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Anatólio Medeiros Arce Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Política Externa. Revolução. Desenvolvimento. Parceria.

Resumo

Este trabalho procura realizar um balanço das relações entre Brasil e Cuba no século passado e compreender a dinâmica das relações Brasil-Cuba no século XXI, considerando as percepções e ações de ambos os países. Para tanto, discute a dinâmica de aproximação e distanciamento no século XX, analisando as causas de sua baixa intensidade. Em seguida, procura assinalar que está em curso em processo de reaproximação, minado em outros momentos pelo contexto internacional e doméstico, que revela certa convergência de interesses e impulsionado pelo incremento das relações comerciais e parcerias técnicas em diversas áreas. Desta forma, pode-se considerar que, para a liderança política brasileira, as relações com Cuba fazem parte do processo de inserção na América Latina e a tentativa do exercício de uma liderança regional, como forma de impulsionar seu papel de potência emergente. No caso cubano, desde a queda do bloco soviético tal relação inscreve-se na necessidade de reconfiguração de suas Relações Internacionais (em múltiplas dimensões) e no desenvolvimento de novas parcerias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2006) (PROLAM/USP). É professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados e do mestrado em Sociologia. Foi professor de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Laboratório Interdisciplinar de estudos sobre a América Latina (LIAL/UFGD).

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), dos programas de pós-graduação em Geografia e Sociologia e coordenador do Laboratório Interdisciplinar de estudos sobre América Latina (LIAL/UFGD).

Anatólio Medeiros Arce, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em História pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em História pela mesma instituição e membro do Laboratório Interdisciplinar de estudos sobre América Latina (LIAL/UFGD).

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

Silva, M. A. da, Johnson, G. A., & Arce, A. M. (2015). Reaproximação, revolução e desenvolvimento: um balanço das relações Brasil-Cuba. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 93–112. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3831

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário