O Paradoxo do Regionalismo à Brasileira (2000-2010): Notas para se pensar a ação do Brasil na integração da América Do Sul através da participação brasileira na IIRSA.

Autores

  • Karen dos Santos Honório San Tiago Dantas

Palavras-chave:

IIRSA. Política Externa Brasileira. Integração Regional Sul-Americana.

Resumo

A integração regional deve ser entendida como um processo com diferentes projetos em disputa, escolher o Brasil como a lente pela qual vamos observar nosso objeto (IIRSA) nos dá algumas pistas importantes sobre como o país vêm desenhando seu perfil de atuação na América do Sul nas últimas décadas. A integração regional ainda é tema muito persuasivo na política externa dos países sul-americanos mas por ser sui generis, principalmente no que tange à questões de supranacionalidade e na quantidade de mecanismos convivendo na região, seus objetivos e resultados fogem dos limites e padrões das concepções clássicas das teorias de integração (MALAMUD,2012). Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal caracterizar a participação e a avaliação do governo brasileiro na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e através destas levantar algumas questões sobre a atuação brasileira no regionalismo sul-americano entre 2000-2010. Argumentamos que a IIRSA é um exemplo da atuação paradoxal do Brasil na América do Sul no começo do século XXI porque indica o descompasso entre o discurso diplomático de fortalecimento da integração e a atuação brasileira nessa direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen dos Santos Honório, San Tiago Dantas

Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unesp,Unicamp,Puc-SP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Franca.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Honório, K. dos S. (2013). O Paradoxo do Regionalismo à Brasileira (2000-2010): Notas para se pensar a ação do Brasil na integração da América Do Sul através da participação brasileira na IIRSA. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 166–205. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2469

Edição

Seção

Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas