Integração contemporânea da América Latina: teoria e prática

Autores

  • Nilson Araujo de Souza UNILA
  • Luisa Maria Nunes de Moura e Silva UFMS

Palavras-chave:

Integração. América Latina. Teoria. Prática.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar duas teorias que, no começo da década de 1990, trataram, de forma divergente, da questão da integração latino-americana: a teoria do regionalismo aberto da CEPAL e a teoria da dependência na versão de Ruy Mauro Marini. Abordam-se, ao mesmo tempo, à luz dessas teorias, experiências recentes de integração na região. O texto se divide em duas seções. Na primeira, apresenta-se a formulação cepalina da década de 1990, quando, numa adesão ao neoliberalismo predominante na época, propõe o “regionalismo aberto”, que visaria aumentar a competitividade internacional por meio da abertura comercial. Na segunda, expõe-se a teoria integracionista que, baseada na teoria marxista da dependência, foi formulada por Marini na mesma época. Nessa versão, de um lado, a dependência externa impede o processo de integração regional e, por outro, a integração avança nos momentos em que se debilitam os laços da dependência. Em ambos os casos, examina-se a relação entre as teorias e as tentativas de integração da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Araujo de Souza, UNILA

Professor visitante sênior da UNILA Doutor em Economia pela UNAM e pós-Doutor pela USP.

Luisa Maria Nunes de Moura e Silva, UFMS

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Doutora em Sociologia pela USP.

Referências

ALBA. Declaración de la VII Cumbre del ALBA-TCP. Cochabamba, Bolívia, 17.10.2009. Disponível em: http://www.cubadebate.cu. Acesso em: 24.05.2013.

BANDEIRA, L. A. M. (2003) Brasil, Argentina e Estados Unidos: conflito e integração na América do Sul. Da Tríplice Aliança ao Mercosul. Rio de Janeiro: Revan.

BANDEIRA, L. A. M. (2004) As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos (de Collor a Lula, 1990-2004). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

BIELSCHOWSKY, R. (org.). (2000) Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record.

CEPAL. (1996)Tendências econômicas e sociais na América Latina e no Caribe.

CEPAL. (2000) Transformação produtiva com equidade: a tarefa prioritária do desenvolvimento da América Latina e do Caribe nos anos 1990. 1990.

BIELSCHOWSKY, R. (org.). Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record.

BIELSCHOWSKY, R. (2000) O regionalismo aberto na América Latina e no Caribe: a integração econômica a serviço da transformação produtiva com equidade. 1994. In: BIELSCHOWSKY, R. (org.). Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record.

COMUNIDADE ANDINA. Disponível em: http://www.comunidadandina.org. Acesso em: 10.03.2005.

GAITE, A. S.(2011) Integración; teorias y procesos; Bolívia y la integración. Santa Cruz (Bolívia): Instituto Boliviano de Comércio Exterior.

MARINI, R. M. (1974) Dialéctica de la dependencia. México: Era.

MARINI, R. M. (1992) América Latina: dependência e integração. São Paulo: Página Aberta.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Disponível em: http://www.mre.gov.br. Acesso em: 25.11.2004.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Assessoria de Imprensa do Gabinete. Textos aprovados por ocasião da III Cúpula de Presidentes da América do Sul. Cuzco, 8 de dezembro de 2004.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Secretaria de Comércio Exterior. Intercâmbio comercial brasileiro; Mercado Comum do Sul – Mercosul. 06.01.2009. Disponível em: www.mdic.gov.br. Acesso em: 22.02.2009.

MONIZ BANDEIRA, L.A. (2003) Brasil, Argentina e Estados Unidos; conflito e integração na América do Sul. Da Tríplice Aliança ao Mercosul. Rio de Janeiro: Revan.

OLIVEIRA, R. R. F. de. (2005) Política externa brasileira – formação da Comunidade SulAmericana de Nações. Trabalho de Iniciação Científica, Curso de Relações Internacionais, Febasp. São Paulo.

PIB ARGENTINO cresce 8,6% no primeiro trimestre. Disponível em: http://br.news.yahoo.com. Acesso em: 27.07.2006.

PINTO, L F. S. (2008) As relações internacionais contemporâneas e a América Latina. In: SILVA, L. M. N. M., PINTO, L. F. S. & SOUZA, N. A. Relações internacionais do Brasil e integração latino-americana. Campo Grande: Editora UFMS.

SOUZA, N.A. de. (2001) Ascensão e queda do império americano. São Paulo: CPCUMES/Mandacaru.

SOUZA, N.A. de. (2009) Economia internacional contemporânea; da depressão de 1929 ao colapso financeiro de 2008. São Paulo: Atlas.

SOUZA, N.A. de. América Latina: as ondas da integração. Revista OIKOS, Rio de Janeiro, v. 11, no. 1, 2012.

Downloads

Como Citar

Souza, N. A. de, & Silva, L. M. N. de M. e. (2013). Integração contemporânea da América Latina: teoria e prática. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 144–165. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2706

Edição

Seção

Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas